Notícias

Home / Cidade / Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde de Andirá promoveu nesta quarta-feira, 25, na sala de sessões da Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública do I Quadrimestre de 2016. Autoridades, representantes dos vários órgãos que compõem a Secretaria, imprensa e comunidade, acompanharam as explanações sobre como está a situação da pública na comunidade e a aplicação dos recursos. A condução dos dados foi feita pelo Secretário Municipal, Diego Domingues, que logo de início já destacou que neste período houve mais despesas do que receitas, contabilizadas na pasta. Ao todo, foram R$ 3.103.721,56 de receita e R$ 3.619.123,44 de despesas. O maior aporte de recursos para cobrir as despesas e projetos veio do próprio município, que sob ordem do Prefeito José Ronaldo Xavier, tem atuado para em ações estratégicas para não desacelerar ações e projetos em andamento, diante da crise que tem afetado repasses dos governos Federal e Estadual.

O Secretário destacou que o cumprimento obrigatório é de 15% do orçamento a ser direcionado à Saúde. Mas, o índice apontado neste quadrimestre já é de 21,22%. Ele apresentou dados do aspecto organizacional da Secretaria como, por exemplo, o quadro funcional. No que tange ao atendimento a população alguns números são destaques: só nestes quatro primeiros meses de 2016, foram realizadas 8094 consultas médicas e 29.462 procedimentos dos Postos de Saúde (coleta de material, inalação, injeções, visita domiciliar, puericultura, entre outros).

A Secretaria de Saúde também teve um número grande atendimentos com especialistas disponíveis na grade. Ao todo foram 5250 atendimentos entre clinico geral, pediatra, ortopedista, fisioterapia. No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foram 2.276 atendimentos. 517 atendimento odontológico; 310 prótese dentária; 9303 produção ambulatorial. Consulta médica de atenção especializada foram 2.148.  Exames extra-cota (aqueles pagos pela própria prefeitura), 936.

Também houve apresentação dos dados do SAMU – urgência e emergência -. Ao todo foram 350 atendimentos, entre acidentes de trânsito, quedas de moto, surto psicótico, gestante, óbito. Na farmácia, 19.492 atendimentos foram realizados à comunidade;  2.433 vacinas, pela Vigilância de Endemias. Neste quadrimestre foram apontados 33 casos de dengue, realizadas 15.440 visitas pelas equipes dos Agentes de Endemias e mais de 300 atividades educativas. Todos estes dados apresentados pelo Secretário apontaram que o município tem atuado na elaboração de planejamentos estratégicos de atenção. O Prefeito José Ronaldo Xavier destacou que o município têm enfrentado os desafios, principalmente nesta área tão sensível, e tem buscado os recursos e equipamentos para melhorar a saúde pública do município.  

 

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação