O Conselho Municipal do Idoso (CMDI) e Secretaria  Municipal de Ação Social , promoveram  na terça-feira( 19 ), no Clube anos Dourados,  evento  em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em   1º de outubro.

Ás 10h30, a Secretária Ana Lúcia dos Santos Xavier  e a presidente do  CMDI, Vania Cristina Zenerato, acolheram  os idosos com agradecimentos e boas vindas. Em seguida, o Pároco Marcelo de Souza  rezou e pediu  bênçãos a Deus,  e  suas preces foram atendidas.   Até o encerramento às 16 horas, não faltou energia aos   vovôs  e vovós que contagiaram a todos com disposição e   alegria. A festa contou com café da manhã e da tarde; almoço;  distribuição de brindes; concurso de danças; ginástica;  apresentações da cantora evangélica, Vilma Prezoto; Coral Infantil dos CEMEIs,  Nazira Abib e Cantinho Feliz  e da gloriosa Banda  Marcial Musical de Andirá.   O prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) chegou ao local por volta de 12 horas. Almoçou com os idosos, sorteou brindes e anunciou a chegada, de 7  ATI’s  ( Academia da Terceira Idade), no período da manhã, que serão instaladas em vários pontos  da cidade, para facilitar o acesso dos idosos à pratica de exercícios.

“Idoso frágil e descondicionado, com limitações de força, equilíbrio e resistência, encontra dificuldades para realizar as mais simples atividades da vida diária como banhar-se e vestir-se; além de estar mais susceptível a quedas que podem resultar em fraturas e conseqüente imobilidade. O uso das academias, com acompanhamento de profissionais especializados, é  medida eficaz para minimizar os efeitos das alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas”,   explica  o   anestesiologista  e prefeito, José Ronaldo Xavier.

Em dezembro de 2009, Xavier entregou a 1ª ATI à comunidade. A unidade foi  montada   na Praça Sblandiano Simoni onde  diariamente  dezenas de idosos utilizam os aparelhos, orientados   por  instrutores de educação física da Autarquia Municipal de Esportes. As 7 unidades recebidas pela prefeitura, na última  terça-feira (19),  serão instaladas e entregues à população, até o final do ano.

Vencedores do Concurso de Danças:

• 1º Ary Gonçalves da Silva e Gilda Natal da Silva
  • 2º Romildo Rodrigues Marçal e Edileusa Viana Gomes