Andirá irá receber um caminhão para coleta compactador de lixo. O convênio foi assinado pela Prefeita, Ione Abib, e pelo governador Beto Richa, nesta última terça-feira (19), durante encontro com os prefeitos no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O veículo é fruto de uma indicação do deputado estadual Evandro Júnior, no valor de R$ 290 mil,  e irá dinamizar os projetos de coleta de lixo propostos pelo Samae e Prefeitura, para a comunidade.

A Prefeita informou que, com o veículo, além de modernizar ainda mais os serviços, também irá atender ao projeto de coleta noturna, uma das principais prospecções da Prefeitura neste setor. Ela destacou, também, que o recurso é a fundo perdido. “Tudo que temos buscado é a fundo perdido. “ É um caminhão muito moderno que vai possibilitar que a gente faça a coleta noturna, que é um sonho nosso. Eu acho que nós podemos fazer toda a parte central da cidade durante a noite, o que vai gerar muito menos transtorno, pois é difícil estar coletando durante o dia”, disse. “E também ele já vem adaptado para caçambas. Nós vamos estar escolhendo um bairro, como piloto, para estar colocando as caçambas, para que as pessoas depositem os lixos, como está sendo feito em cidades maiores. A gente vai ver se pode isso estar funcionando em Andirá também. Nós temos que modernizar e melhorar a coleta de lixo”, complementou.

Durante o evento, na capital, governador Beto Richa informou que o apoio aos municípios é uma diretriz de governo e lembrou que a cada semana reúne-se com grupos de prefeitos para liberar novos recursos. “Consolidamos e estreitamos a boa relação do Governo do Estado e as prefeituras. Entendemos que são nas cidades que as pessoas vivem e é onde precisamos investir para garantir o bem-estar social a todas as famílias paranaenses”, afirmou.

MELHORIAS - Os convênios com o Instituto das Águas do Paraná somam R$ 23,2 milhões. Os municípios usarão os recursos para compra de equipamentos e construção de barracões para a coleta seletiva do lixo e de carrinho e lixeira para limpeza das cidades. Com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano foram assinados convênios com 28 municípios para obras de melhoria urbana e aquisição de veículos e equipamentos rodoviários. O total chega a R$ 13,2 milhões.