A Prefeita de Andirá, Ione Abib, se encontrou com a Governadora Cida Borghetti, nesta terça-feira (20), para a liberação de um convênio para o município, no valor de R$ 50 mil, que será destinado a aquisição de um veículo para a Secretria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante. O encontro aconteceu no Palácio Iguaçu – sede do Governo do Estado -, durante evento com vários prefeitas e prefeitos. Cida, durante seu discurso, reforçou o perfil municipalista da gestão e se colocou a disposição dos municípios para apoio aos projetos de desenvolvimento. “Diariamente recebemos prefeitos em Curitiba ou no Interior que apresentam projetos que levam melhorias para as cidades. Essas autorizações são frequentes porque esse governo é municipalista e entende que é nas cidades que as pessoas vivem”, disse. O valor do convênio firmado com Andirá é proveniente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.

O Secretário Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, destacou aos presentes que há cerca de 1,7 mil processos em análise e os recursos para atendê-los estão reservados. “Temos muitos projetos em análise. Os recursos foram destinados no orçamento, temos o dinheiro em caixa para fazer o repasse”, declarou. A Prefeita destacou que estes recursos são muito bem vindos, ajudam muito pequenos municípios como Andirá, que carecem muito de apoio do Estado ou recursos federais. Ela afirmou, ainda, que os prefeitos foram muito bem recebidos no Palácio do Iguacu, com atendimento personalizado e parabenizou a governadora pelo empenho em articular os auxílios dos municípios em suas demandas.

Silvio Barros explicou também que, para dar celeridade aos processos, na próxima semana a Secretaria do Desenvolvimento Urbano publicará um edital com registro de preços de equipamentos, maquinários e veículos. Municípios cujos projetos com a mesma especificidade que já foram aprovados poderão aderir. “Definimos um lote e faremos esse registro de preço para que as empresas ofereçam o serviço. Os municípios podem aderir a este edital e, assim, diminuímos a necessidade de criar um edital para cada município. É um mecanismo que acelera a capacidade de investimentos do Estado”, afirmou.

PRESENÇAS - Também participaram do evento o secretário estadual de Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira, os deputados estaduais Cláudia Pereira, Pedro Lupion, Nelson Justus, Ricardo Arruda, Márcio Paulik, Dr. Batista, Jonas Guimarães, Evandro Junior, Alexandre Curi, Luiz Claudio Romanelli, Schiavinato e Paulo Litro.