Andirá contará com escola preparatória de pilotos
A unidade formará pilotos privados e para a aviação comercial
Andirá contará com uma escola de formação de pilotos de aviação civil que será modelo no Norte Pioneiro. A unidade vinculada ao Aeroclube de Piracicaba – SP funcionará no Aerodromo Municipal. No último domingo (05) o presidente do Aeroclube de Piracicaba, Fernando do Valle Pavam esteve em Andirá junto com outros membros da diretoria da instituição, para acertar detalhes da implantação da unidade de aprendizagem e apresentar os aviões que serão utilizados nas aulas. No período da manhã as aeronaves sobrevoaram a cidade e depois ficaram expostas no aerodromo até às 16h. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas através dos telefones:(19) 3433-1671 Cls: (43) 8841-8318 e (19) 3433-
O curso de piloto privado é o primeiro passo para quem quer se tornar piloto de avião.
Consiste em treinamento teórico com duração aproximada de 4 meses. Após a conclusão do curso o Aeroclube apronta toda a documentação do aluno e faz sua inscrição para a Banca da ANAC.
Com a aprovação na Banca e o exame médico em mãos ele poderá iniciar as aulas práticas que consistem em um mínimo de 40 horas de voo. O prazo máximo para realização do curso prático é de 2 anos. Depois o aluno é submetido a voo de avaliação pela ANAC, se aprovado, receberá o BREVET- Credencial de Piloto.
Aeronaves recomendadas para o curso de Piloto Privado: P56C - Paulistinha e AB11 - AeroBoero
Piloto Comercial
O curso de Piloto Comercial é o segundo passo na carreira. Consiste em treinamento teórico com duração aproximada de 4 meses, onde são aplicadas os módulo: Teoria de Vôo de Alta velocidade; Conhecimentos Técnicos de Motores a Reação (turbinas); Meteorologia;Navegação visual e por Instrumentos e Regulamento de Tráfego Aéreo Visuais e por Instrumentos.
Com a aprovação na Banca e o exame médico em mãos o piloto poderá iniciar a parte prática, que consistem em mais 110 horas de vôo. O prazo máximo para realização do curso pratico é de 2 anos.
Requisitos mínimos para piloto comercial com Habilitação de IFR:
Total de 150 horas de vôo
Dentro das 150 horas de vôo, o piloto deve ter
70 horas de vôo em comando, sendo no mínimo 50 em rota (navegação) 05 horas de vôo noturno em comando,25 horas de Simulador e 40 horas de vôo por instrumentos.Concluídas as horas de vôo o aluno estará apto ao vôo de avaliação e seu credenciamento ( Brevet) estará sujeito ao examinador autorizado pela ANAC
Além da Licença de Piloto Comercial o aluno poderá optar pelas Habilitações de
IFR - Vôo por instrumentos e MLTE - Multimotor
Aeronaves recomendadas:P56C - Paulistinha; AB11 - AeroBoero; C172 - Skyhawk; PA34 - Seneca I e MLTE - Multimotor
Esse curso capacita o piloto a pilotar aeronaves com mais de um motor, as quais exigem mais perícia e atenção por serem mais rápidas e com mais instrumentos.
O curso de IFR prepara o piloto para aeronavegar em situações de baixa visibilidade ( entre nuvens ) e a evitar obstáculos.
A matéria necessária para o vôo por instrumentos é um dos requisitos para a Banca do curso de Piloto Comercial, logo, você poderá optar em obter a licença de Vôo por Instrumentos junto ao curso de Piloto Comercial.
Para obter a licença de vôo por instrumentos serão necessárias:
40 horas de vôo por instrumentos.