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 A unidade formará pilotos privados e para a aviação comercial

Andirá contará com uma escola de formação de pilotos de aviação civil que será modelo no Norte Pioneiro. A unidade vinculada ao Aeroclube de Piracicaba – SP  funcionará no Aerodromo Municipal. No último domingo (05) o presidente do Aeroclube de Piracicaba, Fernando do Valle Pavam esteve  em Andirá junto com outros membros da diretoria da instituição, para acertar detalhes da implantação da unidade de aprendizagem e apresentar os  aviões  que serão utilizados nas aulas.  No período da manhã as aeronaves sobrevoaram a cidade e depois ficaram expostas no aerodromo até às 16h.   As inscrições já estão abertas  e poderão ser feitas através dos telefones:(19) 3433-1671 Cls: (43) 8841-8318 e (19) 3433-4927. A prefeitura de Andirá  apóia a iniciativa.  Entre as formações profissionais programadas estão as modalidades Piloto Privado, Piloto Comercial, MLTE - Multimotor  e IFR - Vôo por Instrumentos.  

 O curso de piloto privado é o primeiro passo para quem quer se tornar  piloto de avião.

Consiste em treinamento teórico com duração aproximada de 4 meses. Após a conclusão do curso o Aeroclube apronta toda a  documentação do aluno e faz sua  inscrição para a Banca da ANAC.

Com a aprovação na Banca e o exame médico em mãos ele poderá  iniciar as aulas  práticas  que consistem em um mínimo de 40 horas de voo. O prazo máximo para realização do curso prático é de 2 anos. Depois o aluno é submetido a  voo de avaliação pela  ANAC, se aprovado, receberá o BREVET- Credencial de Piloto.   

Aeronaves recomendadas para o curso de Piloto Privado: P56C - Paulistinha e AB11 - AeroBoero

Piloto Comercial

Piloto Comercial

 O curso de Piloto Comercial é o segundo passo na carreira. Consiste em treinamento teórico com duração aproximada de 4 meses, onde são aplicadas os módulo: Teoria de Vôo de Alta velocidade; Conhecimentos Técnicos de Motores a Reação (turbinas);  Meteorologia;Navegação visual e por Instrumentos e  Regulamento de Tráfego Aéreo Visuais e por Instrumentos.

Com a aprovação na Banca e o exame médico em mãos o piloto poderá  iniciar a parte prática, que consistem em mais 110 horas de vôo.  O prazo máximo para realização do curso pratico  é de 2 anos.

Requisitos mínimos para piloto comercial com Habilitação de IFR:

Total de 150 horas de vôo
Dentro das 150 horas de vôo, o piloto deve ter

70 horas de vôo em comando, sendo no mínimo 50 em rota (navegação) 05 horas de vôo noturno em comando,25 horas de Simulador e 40 horas de vôo por instrumentos.Concluídas  as horas de vôo  o aluno estará  apto  ao vôo de avaliação e  seu credenciamento  ( Brevet) estará sujeito  ao examinador autorizado  pela ANAC 

Além da Licença de Piloto Comercial o aluno poderá  optar pelas Habilitações de

IFR - Vôo por instrumentos e MLTE - Multimotor

 Aeronaves recomendadas:P56C - Paulistinha; AB11 - AeroBoero; C172 - Skyhawk; PA34 - Seneca I e MLTE - Multimotor

Esse curso capacita o piloto a pilotar aeronaves com mais de um motor, as quais exigem mais perícia e atenção por serem mais rápidas e com mais instrumentos.

IFR - Vôo por Instrumentos

O curso de IFR prepara o piloto para aeronavegar em situações de baixa visibilidade ( entre nuvens ) e a  evitar  obstáculos.
A matéria necessária para o vôo por instrumentos é um dos requisitos para a Banca do curso de Piloto Comercial, logo, você poderá optar em obter a licença de Vôo por Instrumentos junto ao curso de Piloto Comercial.

Para obter a licença de vôo por instrumentos serão necessárias:

40 horas de vôo por instrumentos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria-João Campos