Notícias

Home / Cidade / Notícias

A Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria de Assistência Social  e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizou, na última quarta-feira, dia 10, nas instalações da Casa da Amizade, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema central  “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, o evento foi aberto a toda a comunidade gratuitamente. O objetivo do debate, segundo informações da Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, foi proporcionar uma discussão mais profunda com relação a ampliação e o fortalecimento de compromissos políticos para a promoção de ações de garantia à alimentação saudável e adequada; além disso, assegurar a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “O debate é extremamente importante, já que possibilita uma explanação mais aberta sobre as ações públicas que ocorrem hoje e as metas e desafios que precisamos alcançar e superar no município, no Estado e no país”. A Conferência é um espaço de debate, avaliação e decisão acerca das ações e serviço existentes na área de Segurança Alimentar e Nutricional. 

O encontro, que reuniu representantes de diversas insituições sociais, clubes de serviços, agricultores, também marcou pela apresentação das políticas de segurança alimentar aplicados, hoje, no município. A apresentação ficou a cargo da Secretária, Ana Lúcia, que fez uma explanação das atividades que vão, de doações gratuitas e diárias de leite de soja produzido na Vaca Mecânica do município; a produção de pães, confeccionados na padaria comunitária da Prefeitura e o incentivo aos pequenos agricultores, por meio do Compra Direta, que proporciona alimentos saudáveis, produzidos pelos próprios agricultores de Andirá e são direcionados às creches, escolas e instituições sociais.

Durante a conferência, os participantes tiveram a oportunidade de assistir uma palestra com a nutricionista Magda Paviani e a apresentação de um projeto desenvolvido pelos profissionais e pesquisadores da Universidade do Norte do Paraná – UENP, com os alunos de Andirá.

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação