As festividades alusivas ao 67º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Andirá e aos 188 anos de Independência do Brasil, encerraram com Missa em Ação de Graças celebrada pelo Padre Wagner Faustino, na Igreja Matriz. O prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) participou do ato solene que reuniu cerca de 800 pessoas, com a esposa Ana Lúcia Xavier e secretários municipais.

Nas últimas semanas, a comunidade vivenciou momentos que ficarão na memória de todos os andiraenses.

As comemorações iniciaram dia 28 de agosto, com escolha das rainhas e princesas da 6ª FACIA – Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Andirá e 37ª Festa do Peão de Boiadeiro, com participação de 20 lindas jovens e 31 belas meninas. As vencedoras foram :  Paula Bianca Terra Nardoni (2ª Princesa); Daiane Cristina Pereira (2ª Princesa) e Priscila Cristina Rodrigues (Rainha).

Na Categoria Mirim: Luana Rafaela Dias Moreira (2ª Princesa); Izamara Carpaneze Morete (1ª Princesa) e Maria Eduarda Bueno de Godoy (Rainha).

Setembro

Na manhã de 1º de setembro, autoridades e populares reuniram-se em frente à prefeitura, para a abertura da Semana da Pátria, com hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal.

Dia 05, às 17 horas, centenas de pessoas deram graças e louvaram a Deus pelos 188 anos de Independência do Brasil, em Missa Campal realizada na Praça Sant’Ana.

Dia  07, as festividades começaram com Hasteamento dos Pavilhões em frente ao Paço Municipal. Após o  hasteamento, cerca de 5.000 pessoas se concentraram no centro da cidade, para assistir o Desfile Cívico das escolas do município e entidades civis e militares, que homenagearam a Pátria com criatividade e beleza.

Na manhã de sexta-feira (10), o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), recebeu o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, para a assinatura do termo de seção dos bens da extinta Rede Ferroviária Federal S.A., para a prefeitura. O ato  é mais uma conquista da atual administração, que entrará para a história do município.

Ainda na sexta-feira (10), à noite, realizou-se reunião ordinária da AMUNORPI - Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, no Centro de Eventos Comendador Guido Veltrini, jantar e a abertura oficial da 6ª FACIA e 37ª Festa do Peão, com a presença de autoridades de Andirá e região. A noite encerrou com a apresentação da dupla João Márcio e Fabiano.

A 6ª FACIA se estendeu até o dia 13, com shows de cantores consagrados da música pop e sertaneja; praça de alimentação; parque de diversões; Rodeios; almoço tendo no cardápio “Leitoa à Moda Andirá” show de prêmios com sorteio de um Ford KA 0K; passeios de helicóptero e muitas outras atrações.

O andiraense Marcos Resende, residente à Av. Cezario Castilho, foi o ganhador do carro. Paulo Alam, de Santa Cruz do Monte Castelo – PR, sagrou-se campeão do Rodeio e levou a moto Honda 0K.

Durante os quatro dias de festa, a PM não registrou nenhuma ocorrência relevante.

Veja mais imagens das festividades na Galeria de Fotos.