O Dia do Desafio é uma campanha mundial marcada pela melhoria da qualidade de vida que proporciona à toda população. Neste ano, o evento com o tema central ‘Você se mexe e o mundo mexe junto’, foi realizado na quarta-feira, 27. As atividades são desenvolvidas com o critério de cada cidade. O SESC Paraná é responsável por orientar os organizadores em cada município.

O dia foi de muita atividade física com dança, ginástica, alongamento, passeio ciclístico, caminhadas e cama elástica nas cidades de Andirá, Itambaracá e Barra do Jacaré. Segundo os organizadores, o objetivo de fazer com que as pessoas deixassem suas atividades rotineiras para praticar, durante 15 minutos, algum tipo de exercícios foi alcançado.

Andirá

As atividades desenvolvidas em Andirá tiveram início com caminhadas pela madrugada. Ao longo do dia, profissionais da área visitaram escolas, órgãos públicos, empresas e centro da cidade para praticar os exercícios com a população. Este é o segundo ano que o município participa do evento orientado pelo SESC de Cornélio Procópio. No ano passado venceu a cidade de Caye, em Porto Rico e agora concorreu com San Jose Poaquil, na Guatemala, que tem 23.260 habitantes. Até o fechamento da edição o resultado das duas cidades não havia sido divulgado.

Itambaracá

Os organizadores do Dia do Desafio, em Itambaracá, que também tiveram o SESC de Cornélio Procópio como orientador, prepararam vários exercícios para a comunidade. À meia-noite, eles esperaram os universitários na entrada da cidade para realizarem a primeira atividade, que foi a caminhada. Animados e com bom preparo, a população itambaracaense se divertiu com o evento, sempre sendo conscientizados da importância de praticar exercícios físicos constantemente. Foram desenvolvidas caminhadas com os alunos das escolas municipais e estaduais, alongamento nas cooperativas, fábrica de costura e barracão industrial, caminhada com os comerciários, passeio ciclístico, passeio das mães com carrinhos de bebês, campeonato de futsal no Colégio Marcílio Dias, capoeira no calçadão, treino de futsal e handebol, alongamento para terceira idade e cama elástica para as crianças. O Prefeito Amarildo Tostes, que foi o único da região que esteve presente na abertura do evento no SESC, em Cornélio Procópio, deu todo apoio para a realização do projeto. Itambaracá venceu a cidade de Machetá Colômbia, na Colômbia com 88,41 % contra 18,84 % de participantes.

Barra do Jacaré

O SESC de Jacarezinho foi o colaborador na realização do evento em Barra do Jacaré, que disputou e também venceu por 82,34% contra 5,91% a cidade de Tepetitan, em El Salvador. O dia foi cheio de atrações, com cama elástica para as crianças, palestras para idosos, danças, ginástica e várias outras atividades que movimentaram o município durante todo o dia.

Nas três cidades o empenho e apoio das prefeituras possibilitou o bom desempenho na competição, que apesar de não oferecer medalhas, oferece saúde e bem-estar para todos.