Com o tema central: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, a Prefeitura Municipal de Andirá, através da Secretaria de Esportes e Lazer realizou, no ultimo dia 30, a 2ª Conferência Municipal das Políticas da Juventude. Esse momento democrático contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas, entre representantes do poder público, do poder legislativo, jovens de movimentos religiosos, grêmios escolares, Projovem Adolescente e pessoas interessadas na Política da Juventude. A conferência teve abertura oficial as 13h30m com a presença do Prefeito Jose Ronaldo Xavier e demais autoridades. Logo após, os presentes assistiram duas apresentações culturais do Projovem Adolescente. Em seguida, tivemos a excelente palestra proferida por Dr. David Seraphin Júnior, psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde. Após a palestra os participantes foram organizados em 05 grupos, para o desenvolvimento dos trabalhos de leitura e discussão dos eixos, a saber:

• Eixo 01: Direito ao Desenvolvimento Integral
  • Eixo 02: Direito ao Território
  • Eixo 03: Direito a experimentação e qualidade de vida
  • Eixo 04: Direito à Diversidade e Vida Segura
  • Eixo 05: Direito a participação

Esses eixos fazem parte do Plano Nacional da Juventude, elaborado pelo Governo Federal e pelo Conselho Nacional da Juventude. Esse Plano está sendo discutido, estudado, avaliado durante as etapas das Conferências da Juventude, que estão ocorrendo em todo Brasil, alem disso, as pessoas tem a oportunidade de sugerir propostas de alterações nesse documento, que será votado pelo Congresso Nacional posterior à realização da 2ª Conferência Nacional da Juventude. Após o trabalho em grupo e o lanche oferecido aos participantes, houve a apresentação das propostas, momento em que os participantes puderam apreciar as propostas dos grupos e coloca-las em votação. Assim, com a aprovação das propostas, foram eleitos 03 representantes de Andirá que irão representar o município e levar as propostas na Conferência Estadual que está agendada para acontecer no mês de Outubro, em Curitiba. Os representantes são:

• 01 – representante governamental: Daniel Luiz dos Santos Martins; (Titular);
  • 01 – representante da sociedade civil: Diego Alexsander Gonçalo Paula Garcia (titular);
  • 01 – representante da sociedade civil: Welinton Oliver Cardoso (titular);

Suplentes:

• 01 – representante governamental: Wendel Cardoso Pinto.
  • 01 – representante da sociedade civil: Diego Otávio da Cunha.
  • 01 – representante da sociedade civil: Marisa Eugênio.

Após a eleição dos representantes de Andirá para a Conferência Estadual, a Secretária Municipal de Educação, Professora Sirlei Maria de Freitas Aguiar encerrou o evento agradecendo a presença de todos e reforçando a importância da participação da sociedade civil na formulação das políticas públicas.

Fonte: Silvane Mazur