O Conselho Municipal do Idoso, prefeitura e Secretaria de Ação Social, realizaram dia 16 de junho, no Ingá Country Club, a II Conferência Municipal do Idoso. O evento aberto a comunidade discutiu prioridades no atendimento às necessidades deste segmento no município, analisando e avaliando as políticas públicas, avanços e desafios na implementação da rede de proteção e defesa da pessoa idosa.

A Conferência teve como palestrante, Jarany Maranhão Bussmann, conselheiro estadual dos direitos do idoso, que após a aprovação do regimento interno feita por aclamação, abordou o tema da conferência, interagindo com os participantes.

Depois da palestra, os conferencistas se dividiram em grupos e debateram os seguintes eixos temáticos: Compreensão e perspectivas; Ações para efetivação; Participação e Controle Democrático; Financiamento; Ações para efetivação dos direitos da Pessoa Idosa; Violência e Maus Tratos; Saúde, Previdência Social, Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Controle Democrático, Financiamento e Orçamento Público para efetivação dos Diretos da Pessoa Idosa.

Após a apreciação e aprovação das moções foi eleito o novo conselho gestão 2010/2012 e os delegados para participar da Conferência Regional dos Diretos da Pessoa Idosa, em Cornélio Procópio, com data ainda indefinida, onde apresentarão as propostas aprovadas na Conferência Municipal.

Os representantes de Andirá serão Aparecida Ribeiro Faria e Zulmira Diniz Pólo.

A Secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, elogiou o evento. “Ver esse salão lotado me deixa muito feliz. Isto reflete o interesse dos idosos pelo assunto e o trabalho desenvolvido no município pela administração pública e pelas instituições voltadas à esse segmento”, observou.

O prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), participou da conferência. Ele disse que iniciativas como estas são necessárias porque a população idosa precisa de atenção especial e amparo. “Infelizmente muitos não valorizam os idosos como devem. Por isso é importante a realização de fóruns democráticos que delibere e defina prioridades no atendimento às suas necessidades, de acordo com o que estabelece o Estatuto do Idoso criado em 2003, para ampliar os direitos de pessoas com idade acima de 60 anos e que prevê penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade”, destacou Xavier.

Hoje a administração pública de Andirá, através do CCI (Centro de Convivência de Idosos), AMEA (Autarquia Municipal de Esportes), CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e Secretarias de Educação e Saúde, realiza diversas atividades de integração e de valorização da terceira idade, como atividades esportivas; alfabetização; recreação e controle de hipertensos.

Além dos serviços prestados pelo poder público, outras instituições desenvolvem trabalhos exemplares em prol da terceira idade no município, exemplos, Clube Anos Dourados e Lar dos Velhinhos Dona Aracy Barbosa. Cerca de 400 idosos participaram da Conferência, que contou com a presença de secretários municipais, vereadores e do chefe do destacamento da Polícia Militar de Andirá.

Conselho Municipal do Direito do Idoso Gestão 2010/2012

• Suplente – Dirceu Simoni

Representante de usuário

• Titular – Maria do Carmo da Silva Lima
  • Suplente – Benedito Felix ou Raimunda G. Carvalho da Costa.