Andirá foi um dos municípios que realizou em tempo o levantamento estatístico e situacional do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).  Das 399 prefeituras paranaenses, 151 entregaram os questionários completos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Os dados paranaenses vão compor painel nacional do IEGM, que é publicado anualmente  no site do Instituto Rui Barbosa (IRB) - órgão de pesquisas e estudos do sistema brasileiro de controle externo do gasto público. O objetivo do IEGM é medir a eficácia das políticas públicas municipais, favorecer o controle social e permitir que os gestores verifiquem os resultados de suas administrações, corrijam rumos, reavaliem prioridades e consolidem projetos.

O IEGM conta com a adesão dos TCs de todos os Estados brasileiros, que executam o levantamento em seus respectivos municípios.  O cálculo é feito a partir de informações apuradas em sete áreas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas (Defesa Civil) e governança em tecnologia da informação.

Segundo o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Mauro Munhoz, a participação de todos os municípios paranaenses no levantamento do IEGM é de grande importância, para se ter uma orientação clara sobre a realidade atual da gestão municipal. A partir de agora o questionário será enviado todos os anos às prefeituras e permitirá o acompanhamento periódico da administração pública.

De acordo com o Controlador do município, Kaike Monteiro Borges, os trabalhos de levantamentos foram realizados rapidamente, com ações coletivas de levantamentos.  “É fundamental que Administração Pública trabalhe com múltiplas visões sobre a Gestão Municipal, e o IEGM /TCPR, é uma ferramenta que certamente auxiliará o Gestor nesta tão árdua missão, pois trabalha com aspectos importantíssimos como saúde, educação, meio ambiente, entre outros”, destacou. O Secretário Municipal de Administração do município, Marcos Cesar Caetano Pimenta, também enfatizou que o município tem buscado mobilizar o aspecto organizacional para otimizar as comunicação de dados. Para isso, constantes reuniões com os secretários ampliam o aspecto dialógico para ampliar a interface e melhorar cada vez mais a gestão.

Fonte: Da SECCOM