De 05 de maio a 11 de junho de 2010, o município  será o centro das artes da região com a “Mostra Regional de Artes Visuais 2010”.

O evento que reunirá obras e artistas dos municípios que integram a AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) no Cine Teatro São Carlos é realizado graças a parceria do Governo do Estado do Paraná através da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Andirá e AMUNORPI.

Durante a mostra, o público em geral terá a oportunidade de conhecer e apreciar cerca de 41 obras de 20 artistas plásticos (pintores, escultores, desenhistas) fotógrafos, vídeo artistas de várias vertentes.

Os trabalhos que serão apresentados na mostra foram selecionados por uma Comissão de Seleção da Mostra Regional de Artes Visuais, formada pelos artistas plásticos Júlio César Manso Vieira, Maria Cristina Mendes e Richard Bischof.

O artista Júlio destaca que eventos como a mostra, tem como objetivo “motivar e valorizar os artistas da região, assim como fazer com que mais e mais pessoas mudem o olhar sobre ‘as coisas’, educando esse olhar para o artístico e senso crítico”.

A Comissão fez uma avaliação em 58 trabalhos, dos quais foram escolhidos os que serão mostrados ao público, assim como os trabalhos premiados.

Foram conferidos três prêmios no valor de      R$ 1.000,00 (hum mil reais) aos artistas, Edilene De Marchi Lima, de Andirá autora do quadro “Entardecer na varanda”; Edímilson Donizetti Nascimento, de Jacarezinho, pelo conjunto da obra; e, Dirce Nascimento, também pelo conjunto da obra. O júri concedeu, ainda, menção honrosa aos artistas Claudinei Aparecido Azevedo, Ribeirão Claro; Jona Silva Braga, Santo Antônio da Platina.

Fonte: Folha de Andirá - Freedy Macedo