A Prefeita de Andirá, Ione Abib, esteve na capital, Curitiba, no início da semana, para uma série de agendas de apresentação de projetos, busca de recursos em várias e ampliação de articulação política para Andirá. Ela participou do encontro de Prefeitas e Prefeitos, promovido pelo governador Beto Richa. Durante o encontro, que aconteceu na sede do Palácio do Iguaçú, o governador repassou um recurso no valor de R$ 855.567,50, para o município de Andirá. O repasse é referente a uma cota extra do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou seja o valor do imposto cujo pagamento foi postergado por empresas que investiram no Estado nos últimos anos. São companhias que aderiram a programa de incentivos para atração de investimentos e que, como benefício, passariam a pagar o imposto devido a partir de 1º janeiro de 2018. “Essa é uma demonstração inequívoca de uma gestão responsável, que fez o ajuste fiscal”, afirmou Richa, durante a solenidade.

A Prefeita aproveitou o encontro para ampliar diálogos com deputados federais, apresentar situações de demandas de Andirá e buscar emendas. Depois, a chefe do executivo de Andirá cumpriu outra agenda importante: um encontro com o novo coordenador do Ministério da Saúde, no Paraná, Alexandre Teixeira. Ela também apresentou várias demandas para a nova equipe representativa de gestão do Ministério. Outro encontro importante da prefeita em Curitiba foi com o Superintendente da Funasa no Paraná, José Alexandre. Ela debateu sobre questões do Samae de Andirá, articulações para solução do aterro sanitário e apresentou outras pautas de projetos, entre as quais, sobre saneamento. Ione conversou com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, onde apresentou a realidade situacional da saúde de Andirá, as necessidades de ampliação de recursos federais e debateu projetos. Solícito, o Ministro se colocou a disposição da Prefeita para buscar soluções de demandas.

Mas não foram só essas agendas. Ela também foi recebida por deputados estaduais e pelo secretário Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Prefeita foi em busca de recursos para infraestrutura. A Prefeita esteve acompanhada da professora Sueli Nardoni.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM