A tarifa de água de Andirá é uma das mais baratas da Região. Enquanto cidades como Cambará, por exemplo, atendidas pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), cobra R$ 6,80 por cada m³ (para os que consomem até cinco metros cúbicos), em Andirá o valor cobrado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) para a mesma faixa é de R$ 2,75 (para os que consomem até 10 m3). Ou seja, um total de R$ 27,50 pela tarifa mínima. Uma diferença bastante significativa e que faz a diferença no bolso do cidadão. Além disso, acima de 10 m3, o consumidor andiraense paga R$ 4,13 por metro cúbico a mais que gasta de água (referente ao consumo de 11 a 30 m3).

Algo semelhante ocorre na categoria comercial, na qual o empreendedor andiraense paga R$ 4,95 por m3 (dados referentes ao consumo do mínimo de até 10). Se consumir mais do que o mínimo, cada m3 passa a ser R$ 5,57. Por fim, o valor mínimo para indústrias em Andirá também é o mais barato: R$ 4,95 o m3, um total de R$ 49,50 (dados referentes a consumo do mínimo de até 10) e R$ 5,57 m3, um total de R$ 55,70, se o consumo for maior que a quantidade mínima. Nas cidades atendidas pela Sanepar, a tarifa para comercial e industrial é R$ 62,25 (até 5 m3 de consumo). Se passar de 30 m3 de consumo, o valor excedente, por m3, é de R$ 8,10.

Já a tarifa social, destinado para os cidadãos cadastrados em programa social, a tarifa mínima em Andirá é de R$ 0,81 centavos por m3 (isso, também, referente ao consumo de até 10 m3). Se passar desta quantidade, o consumidor passa a pagar a mesma tarifa comum. Além de ser uma das mais baratas da região, a tarifa de água em Andirá – que é regulamentada pelo Órgão de Regulação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná – ORCISPAR, teve um reajuste de apenas 5,82%, em 2017. Em 2016, o percentual de aumento aplicado foi de 14,65%; em 2015, a elevação na tarifa foi 19,79%.

No que refere-se à tarifa de esgoto (para as residências que são contempladas com este serviço), outra significativa comparação: Cambará e outras cidades da região atendidas pela Sanepar, o valor dos serviços do esgoto é 80% do valor da água. Enquanto que em Andirá, o Samae cobra 50%. Já a taxa de coleta de lixo, em Andirá, o valor é de R$ 1,17 (por m² do imóvel); e isso, dividido em 12 vezes.

Fonte: Da SECCOM