Autoridades, comunidade e representantes de entidades andiraenses se reuniram na noite de terça-feira, 30, no Cine Teatro São Carlos, para participarem da V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema ‘Construindo as diretrizes para a Política e o Plano Decenal’.

O Prefeito José Ronaldo Xavier iniciou oficialmente a Conferência destacando que a prioridade de sua administração é os jovens e que tem desenvolvido políticas públicas, projetos e investido na formação e qualidade de vida das crianças e adolescentes. Em seguida, o Promotor de Justiça, Tiago de Oliveira Gerardi enfatizou a importância dos trabalhos realizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente dentro da sociedade. De acordo com o promotor, os jovens devem receber atenção especial da administração pública e que o Conselho tem que deliberar sobre questões que beneficiam os jovens e suas necessidades e levá-las ao prefeito, para que seja executado como uma obrigação da política pública. “Se o administrador público não cumprir um pedido do Conselho, os recursos recebidos pelo município poderão ser suspensos até que seja cumprido o pedido”, explicou Tiago. Para fechar o ciclo de palestra e apresentações a presidente do Conselho, Bernadete dos Santos Meletto, mostrou um relatório sobre a desigualdade e descaso com as crianças em vários países.

Os participantes foram divididos em cinco grupos, sendo que cada grupo recebeu um tema para discutirem e elaborarem propostas, que depois de apresentadas, foram selecionadas para serem debatidas na Conferência Regional, no próximo dia 18, em Santo Antônio da Platina. Para a conferência regional foi escolhido um representante de cada setor envolvido com o evento.

Durante a reunião também foi elaborado uma moção para solicitar ao Tribunal de Justiça do Estado, a contratação de equipes interprofissionais com atuação junto a Justiça da Infância e da Juventude, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A mesa diretiva foi composta pela representante do PROJOVEM, Desilaine de Fátima Costa; Secretária de Ação Social, Ana Lúcia Xavier; presidente do Conselho Tutelar, Cristina Aparecida; Juíza de Direito, Vanessa de Biassio Mazzutti; Promotor, Tiago de Oliveira Gerardi; presidente do Conselho, Bernadete e pelo prefeito Xavier. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social também contou com a presença de secretários municipais.

Fonte: Folha de Andirá - Janaina Polizel