O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Andirá, (CMDCA) com o apoio das Secretarias de Educação e Ação Social, Telecentro, Justiça Eleitoral e Ministério Público, realizou no último domingo (25), a eleição para os novos integrantes do Conselho Tutelar. Dezoito candidatos disputaram as 05 vagas para a gestão 2009/2012. A votação iniciou às 8 horas, no Cine Teatro São Carlos e se estendeu até as 17 horas, mobilizando eleitores de vários pontos da cidade. Nas 05 urnas disponibilizadas foram registrados 2.510 votos válidos, 15 Brancos e 14 nulos. Vinte e sete pessoas se envolveram nos trabalhos do pleito e durante todo o dia vários fiscais permaneceram na área para evitar boca de urna.

A apuração teve início às 17h15, no mesmo local, sob os olhares atentos dos candidatos e de suas torcidas, cerca de 300 pessoas. O resultado final foi anunciado às 20h30, pela presidente do CMDCA, Bernadete dos Santos Meletto, ficando assim definido: Cristina Aparecida da Silva Oliveira Fernandes, 265 votos; Paula Marques Ramos, 257 votos; Emídio Luiz da Silva, 238 votos; Rafael A. Bonesso Lagana, 196 votos; Rute Rodrigues Ramos, 175 votos. Os eleitos terão mandato de três anos, com dedicação exclusiva ao trabalho. A previsão é de que a posse dos novos conselheiros ocorra no próximo dia 11, no Paço Municipal. ( Confira  resultados na tabela  )

Conselho Tutelar é uma instituição autônoma que recebe verbas do governo municipal. Sua finalidade é assegurar integralmente todos os direitos da criança e adolescente estabelecidos no ECA (Estatuto  da Criança e Adolescente), como moradia digna, educação, saúde, lazer, integridade física e psicológica.

Fonte: Da Assessoria