É no período das férias que as crianças e adolescentes têm para curtir o bom descanso, brincar bastante e se preparar para a chegada do segundo semestre letivo. Mas, também, é um período em que muitas delas ficam com tempo ocioso, nas ruas, expostas a riscos. Por isso, a Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação promoveu a Colônia Cultural de Férias. O projeto levou várias atrações artísticas às regiões dos bairros: Industrial, Santa Inês, Distrito Nossa Senhora Aparecida; além de uma edição especial na Biblioteca – Indústria do Conhecimento, voltada a Contação de Histórias, com presença de personagens infantis.

Na programação, pintura em desenhos, pintura de rosto, atrações musicais, apresentações de dança, teatro, capoeira, brincadeiras, palhaços, algodão doce, pipoca, produção de pipa, personagens infantis e muito mais. Os professores da Escola de Comunicação e Artes – projeto da Secretaria de Cultura - mobilizaram várias atividades de artes em atendimento às crianças e realizaram, também, novas inscrições para os cursos ofertados no segundo semestre.  De acordo com o Secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, o trabalho tem uma importância estratégica no âmbito da prevenção e intervenção social: “Ir até às comunidades com ações de democratização cultural, de integração,  socializando atividades de artes e lazer. Esta é a meta da Colônia Cultural de Férias”.

De acordo com ele, os trabalhos de ações em comunidades continuam: “Agora, vamos com o projeto Cultura nos Bairros, levando, também, serviços de outras secretarias às comunidades”, destacou. O Secretário informou, também, que além da Colônia de Férias, as aulas da Escola de Comunicação e Artes, os ensaios da banda Musical Municipal, não pararam neste período de férias letivas. “Continuamos as atividades justamente para disponibilizar espaços culturais e ações às crianças e jovens neste período”. O Cultura nos Bairros está agendado para o dia 18 de agosto, sábado, na região do bairro Timburi.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom