O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), numa parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, promoveu na última terça-feira, dia 14, às 19 horas, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma palestra sobre a destinação de Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas. O encontro foi ministrado pelos auditores fiscais da Receita Federal de Londrina, Sueki Sonomura e David José de Oliveira e coordenado pela Secretária Municipal de Assistência Social, Bernadete dos Santos Melleto. Durante a explanação os técnicos explicaram como as pessoas física ou jurídica podem direcionar parte do seu IR a projetos sociais da comunidade.

O salão de eventos ficou cheio de pessoas interessadas em mais dados para poder direcionar sua colaboração. De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, a palestra foi muito importante para que a população conhecesse os caminhos para as doações de percentuais do imposto de renda para projetos sociais da cidade. No ano passado, o recurso doado pela população resultou na aquisição de uma brinquedoteca para a APAE de Andirá, além da reforma do micro-ônibus da instituição. “O recurso chegou em outubro do ano passado e os alunos não chegaram a utilizar no final do ano. Eu tive o privilégio de ver no começo deste ano o momento em que os alunos viram a brinquedoteca. Foi muito emocionante de ver a reação das crianças. Um pouquinho que a gente pode fazer de uma ação social faz muito bem pra todos. Três por cento do valor do que teria que doar pode doar para o Fundo da Criança e do Adolescente e o Fundo recebe os projetos para apoiar com o recurso. Então vale a pena”, explicou a secretária.

Para destinar até 6%, a pessoa física poderá fazer depósito identificado em qualquer época do ano, na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para destinar 3% do seu Imposto de Renda Devido, o contribuinte poderá fazê-lo no ato da Declaração Anual do Imposto. O programa da Receita Federal emitirá uma DARF onde o contador escolherá o Fundo o qual o contribuinte doador destinará a doação. Para saber mais informações sobre como realizar a doação do IR às instituições cadastradas no CMDCA, pode entrar em contato! Telefone: (43) 3538.8100 (CMDCA - Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante)

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM