O Conselho Municipal de Assistência Social e a Diretoria do Provopar, ambos sob a presidência da Secretária de Assistência Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, se reuniram na terça-feira (10), na prefeitura, para tratar, entre outros assuntos, da aprovação do Convênio entre Prefeitura Municipal e o Provopar, o qual dispõe sobre a utilização dos Recursos do Piso Básico de Transição / Fundo Nacional de Assistência Social / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

De acordo com as orientações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e com as resoluções votadas nesta reunião, os recursos do Piso de Transição Básico serão utilizados na execução do projeto Ações Socioeducativas com Famílias de Crianças de 0 a 6 anos. Este já vem sendo executado pela equipe do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – por meio de grupos de convivência e oficinas de trabalhos manuais, desde outubro de 2008, com continuidade neste ano de 2009.

Além deste projeto, o Piso de Transição Básico também será utilizado para a manutenção do Centro de Convivência de Idosos – CCI e na implantação e desenvolvimento de atividades socioeducativas neste local.

A equipe do CRAS esclarece que o Projeto tem apresentado bons resultados e vem de encontro à proposta de atendimento da Política de Assistência Social. No município de Andirá o CRAS está em funcionamento desde maio/2008, tendo como equipe técnica um assistente social, uma pedagoga social, uma psicóloga e uma coordenadora, além de um auxiliar administrativo e da coordenadora do Bolsa Família. O Centro de Referência constitui-se como a “porta de entrada” para o atendimento dos usuários e das famílias. É o local onde o cidadão é encaminhado aos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e de outras políticas públicas, é inserido no Bolsa Família, em outros programas de transferência de renda, em atividades de convivência comunitária, em projetos de qualificação profissional e outras ações socioeducativas.

Fonte: Da assessoria