A Secretaria Municipal de Assistência Social e Educação Profissionalizante, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), está ofertando uma série de cursos de capacitação para a população andiraense. O objetivo é propiciar qualificação profissional, em várias áreas, para que os cidadãos tenham possibilidade de mobilizar atividades de geração de emprego e  renda. Recentemente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria promoveu um curso de práticas culinárias usando a Mandioca. Várias receitas foram produzidas com os alunos, nas instalações da Central do Trabalhador.

De acordo com Aparecida Conceição Teixeira, uma das alunas, o curso foi muito bom pois esclareceu dúvidas. “Trouxe experiências novas, técnicas modernas para serem usadas na culinária da mandioca. A professora trouxe uma metodologia muito atrativa, pois é uma pessoa divertida que nos fez esquecer os problemas pessoais”. Nelyan Nagata, também enfatizou  as novas técnicas, como base do curso, que teve duração de dois dias. A Instrutora, Maria Luzinete Pina Zanin, informou que o empenho dos alunos foi muito importante para o sucesso da capacitação. “Estamos em uma cidade agrícola e devemos valorizar os produtos de nossa região. Eu venho de uma zona rural e sei da importância dos alimentos que cultivamos, dali tiramos nosso sustento, acredito que este curso as alunas poderão estar mais qualificadas para o mercado de trabalho”.

Outros cursos

A população de Andirá interessada em se especializar podem se inscrever em ofertas de cursos, que estão com inscrições abertas. Nesta segunda-feira, dia 19, até 30 de junho, acontece o curso de inclusão Digital. A oferta será simultânea em dois locais: na Biblioteca Municipal (Sesi - Usina do Conhecimento), das 8 às 12 horas; e na sede do CRAS, no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida, das 13 às 17 horas.  A idade mínina é 14 anos. No dia 21 de junho acontece um curso com o tema “Qualidade de Vida – Família Rural”, também no Patrimônio.

Já nos dias 22 e 23 de junho a Secretaria de Assistência Social traz o curso de “Oratória”. O curso será voltado para os servidores públicos municipais. Já foram realizados, neste primeiro semestre do ano os seguintes cursos: Jardineiro, Floricultura, Básico em Bambu, Pá Carregadora, Construindo com Bambu, Básico em Mandioca. Encontra-se, em andamento, o curso “Mulher Atual”, na sede do Cras do Patrimônio. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Bernadete dos Santos Meletto, o objetivo das ofertas é proporcionar conhecimentos e habilidades em áreas diversas, para poder ampliar possibilidades de rendas. “Nós estamos com várias propostas de cursos para este ano. Nossa meta é mobilizar parcerias e levar capacitação para que nossa população possa ter oportunidade de dinamizar trabalhos e gerar renda. A Prefeita, dona Ione, nos pediu cursos em várias áreas para democratizar acessos e contemplar toda população”, destacou.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom