Aprender a fazer doces, pães, roscas, aquelas guloseimas que encantam os olhos e que podem ser um importante atrativo de renda, foi o objetivo do curso de  Panificação, que concluiu-se nesta sexta-feira, dia 19. A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Andirá, através da Secretaria de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, numa parceria com o Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A cozinha da Central do Trabalhador – espaço da Prefeitura adaptado para cursos e atividades de integração comunitária -, foi palco, esta semana, de uma capacitação profissional cujo o conteúdo programático versou sobre  receitas tradicionais e modernas da panificação. Ministrado pela Instrutora Maria Luzinete Pina Zanin, as alunas integrantes do curso dedicaram-se durante o processo de aprendizagem e aprenderam a fazer saborosos pratos que poderão além de incrementar as receitas em casa, também poderão dinamizar fontes de rendas em suas comunidades.

De acordo com a instrutora, Maria Luzinete,  o curso que teve duração de dois dias, versou sobre as áreas teórica e prática. “Iniciamos sempre com a parte teórica, as explicações das receitas, como faz e as quantidades de ingredientes, sobre o aproveitamento, o material a ser utilizado. Muitas vezes a pessoa erra na quantidade. Então esse curso teve esta preocupação, foi focado nas quantidades exatas dos ingredientes”.

A Secretária de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, Elessandra Coelho Pacheco, parabenizou os alunos e relatou que a secretaria, nesta nova gestão, teve sua nomenclatura alterada, agregando às suas funções estratégicas a missão de atuar firme nas proposições de capacitação e cursos de formação profissionalizante. “Essa parceria com o Sindicato Rural, Senar, é muito importante para que possamos levar alternativas de geração de emprego e renda à população. Outras parcerias, inclusive com o Senac, também já aconteceram este ano e estamos mobilizando novas ofertas para ainda este ano”, destacou ela, lembrando que a pedido da Prefeita, Ione Abib, os cursos são diversos, para vários públicos.

A coordenadora de projetos do Sindicato Rural, Jaqueline Bocato, também ressaltou a eficácia desta parceria com a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). “A importância é para gente poder abranger a população em geral, lembrando que os cursos do Senar são voltados para trabalhador e morador rural, mas, tendo em vista que Andirá é uma cidade bastante rural, então, conseguimos ofertar. Estão sendo cursos muitos bons e com resultados importantes na vida de todos os envolvidos”, finalizou.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom