A Prefeitura de Andirá realizou nesta terça-feira, dia 26, na sala de sessões da Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública de Avaliação das Metas Fiscais referentes ao segundo quadrimestre de 2017. O evento teve como meta mostrar a população as receitas e despesas aplicadas nos meses de maio, junho, julho e agosto, além do percentual total – de todos os meses deste ano até o mês agosto -. Do total de receitas previstas para 2017, de R$  50.776.643,44 já atingiu 65,93%, até 31 de agosto. Só neste segundo quadrimestre, foram R$ 16.190.672,46. A maior parte, cerca de 81%, referente às transferências correntes e 10% receitas tributárias.

Já as despesas, que envolvem despesa de capital, interferências financeiras, reserva de contingência, despesas correntes, a prospecção de R$ 57.943.403,00 (este valor já está incluso os superavit financeiro de 2016, abertos no exercício, e também valores referentes a possíveis excesso de arrecadação), já foi liquidado 52,30%, num total de R$ 30.304.265,00. Só neste segundo quadrimestre foram: R$ 16.092.637,00. A carga maior de despesas está em Pessoal e Encargos Sociais, 53%; seguido por outras despesas correntes. Na lista das maiores despesas, destaque para a educação, com 32%; seguido da saúde, com 24%. A equipe da Contabilidade, sob o comando da diretora, Simone Zanon, também apresentou detalhadamente as despesas de Pessoal, dívida pública, disponibilidade bancária.

Vários secretários municipais estiveram presentes na Audiência Pública e a Prefeita informou sobre os desafios das áreas com relação a manutenção do equilíbrio fiscal, com poucas áreas avançando além do limite de gastos prospectados. O secretário de Finanças, Dirceu Luiz, informou que o município já arrecadou a maior parte prevista para o IPTU deste ano. Ele enalteceu, ainda, que a maior perspectiva de receita está no ICMS e a repatriação.