O 14º Campeonato de Pesca à Corvina de Andirá, realizado no último final de semana, na represa da Hidroelétrica Canoas II, no Rio Paranapanema, surpreendeu as expectativas. 64 equipes da cidade, de municípios vizinhos e do Estado de São Paulo, disputaram à premiação que incluiu motores elétricos, barco de alumínio, barracas, molinetes, coletes salva-vidas, caixas térmicas e kits completos de pescaria. A iniciativa contou com torneio de truco, praça de alimentação e exposição de equipamentos náuticos das empresas: Londrináutica, de Londrina, e Tardelli, de Santo Antonio da Platina.

Os organizadores comemoram o resultado da festa em prol da Sociedade Hospitalar Beneficente de Andirá e Provopar municipal, e agradecem o apoio do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), comércio local, Yoki Alimentos, Rasca Rodrigues - pré candidato a deputado estadual e a todos que contribuíram na sua realização.

Corvina é um peixe de escamas; corpo alto, ligeiramente comprimido, com o ventre achatado; boca voltada para baixo; pré-opérculo fortemente serrilhado. A coloração é prata claro com reflexos arroxeados; pode apresentar listras longitudinais pretas ao longo do corpo, especialmente nos indivíduos jovens. Possui alguns pares de pequenos barbilhões na mandíbula. Alcança cerca de 80 cm de comprimento total e 6kg.

A pesca esportiva à espécie é um teste de paciência. Exige muito silêncio e vence quem conseguir fisgar o maior peixe.

A equipe campeã fisgou um peixe de 33,5 cm, o 2º lugar, de 32,5 cm e a terceira colocada, de 31,5 cm.

O evento que atraiu mais de 1500 pessoas resgata o tradicional Campeonato de Pesca à Piapara realizado no Rancho Chaparral, às margens do Rio Paranapanema, na década de 90, que fez parte do calendário turístico do Estado. A competição foi extinta em razão da construção da Hidroelétrica.

• 1º Lugar - Equipe Fazenda Fartura - 01 barco de alumínio de 6 metros.
  • 2º Lugar - Equipe Segatto - 01 motor elétrico + 01 barraca.
  • 3º Lugar – Joab e Martins, de Ribeirão Claro - 01 motor elétrico.

A premiação do 4º ao 10º colocado foi realizada por sorteio.

Torneio de Truco

• Campeão - Nelson Okuma e Diego Okuma - Troféu
  • Vice - Campeão - Vereador Nenê Bonacim e Nilson Volpe – Troféu

Organizadores do campeonato

Zelão, Foguino, Scala, Gil, Teruel, Márcio, Valmir e vereador Nenê Bonacim.