Foi inaugurada nesta sexta-feira, dia 1º, em Andirá, a Casa da Memória Prefeito Roberto Simoni. O espaço fica na Estação Ferroviária e conta com um acervo de mais de 300 ítens, entre documentos da fundação da cidade, fotos, peças e muita história dos desbravadores que ajudaram a construir a comunidade de Andirá, antes chamada de Ingá. Alunos de escolas municipais e estadual participaram do evento, com apresentações de dança e música, encantando os espectadores que encheram o pátio da Estação. Muitos pais de alunos, cidadãos andiraenses, imprensa, comerciantes e pioneiros vieram participar da entrega oficial do espaço, que ficará aberto para visitações. Autoridades locais, Secretários Municipais, diretores de instituições de ensino do município e representantes dos deputados Diego Garcia e Evandro Araújo, também estiveram presentes.

Sob coordenação da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Profª Sirlei Maria de Freitas Aguiar, juntamente com a Diretora de Cultura do município, Profª Sônia Endo e equipe, foi feito um trabalho de arrastão, com visitas em várias residências de famílias pioneiras, instituições e empresas que cederam materiais para o acervo. A Secretária, em seu pronunciamento, enfatizou a dedicação dos andiraenses no apoio à consolidação do Museu e relatou as lutas da idealizadora do projeto, professora Maria do Carmo (Tatinha) – in memoriam -. Ela foi lembrada pelos que se pronunciaram como a principal articuladora do espaço cultural.

A Casa da Memória leva o nome do ex – Prefeito Roberto Simoni, falecido em 2008 e que tinha um grande apreço pela cultura e pela população andiraense. Sua história de contribuição à comunidade foi destacada, durante a solenidade, que contou com a presença da família. Juliana Simoni, filha do ex-prefeito homenageado, discursou, bastante emocionada, em agradecimento ao reconhecimento do trabalho do pai. Dona Geni Xavier Moura, sogra de Roberto Simoni e Thiago Moura, sobrinho, também estiveram presentes representando a família.

Outra convidada ilustre desta festa especial foi a dona Regina Barbosa, filha do Sr. Bráulio Barbosa, fundador de Andirá. Ela foi uma das colaboradoras de peças para o acervo e manifestou muito contentamento com a obra. O Prefeito José Ronaldo Xavier também enalteceu a importância do espaço para rememorar lembranças e fatos que ajudaram a construir a comunidade. Durante o seu discurso ele contou que não foi fácil o processo de doação da Estação para o município fazer o museu. Segundo ele, seria derrubado, para leilão do terreno. Ele foi até Brasília e com apoio de várias outras autoridades conseguiram reverter e o sonho do Museu foi consolidado.

O evento foi concluído com a benção do Padre Wilson, da Paróquia São Francisco de Assis e uma homenagem dos servidores do Departamento de Cultura à diretora Sônia Endo, pela dedicação à realização do projeto. Nos últimos dias houve uma intensa mobilização para a finalização dos trabalhos de infraestrutura, com plantio de gramas, de palmeiras imperiais, com apoio das secretarias de Viação e Serviços Públicos, juntamente com a Agricultura e Meio Ambiente.