Notícias

Home / Cidade / Notícias

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira, 17, e as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.  O Ministério da Saúde mandou um lote, de 30%, que foi rapidamente distribuída. Nesta terça-feira, dia 25, chegou o segundo lote e nesta quarta, dia 26, logo pela manhã, a secretaria de Saúde mobilizou uma operação de reposição para que não faltasse nos postos. A meta, segundo o secretário, Paulo Cesar Fernandes.  Uma novidade nesta edição é a inclusão dos professores das redes municipal, estadual e privada no público-alvo. Tanto os professores quanto os profissionais da área de saúde vão receber imunização no próprio local de trabalho. 


Em Andirá, a meta é imunizar no mínimo 95% do público. Integram o grupo prioritário da campanha pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.  

De acordo com o secretário, desde o início da campanha, em 1999, a vacina tem sido importantes mecanismos de prevenção. “É muito importante por que a imunização apresenta impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis. Nós temos já agendado o Dia D, no dia 13 de maio, onde estamos preparando uma grande mobilização comunitária, em todas as unidades de saúde e em atividades de conscientização itinerantes”, afirma, convocando os que fazem parte dos grupos de risco para que procurem o posto de vacinação mais próximo de sua casa e proteja-se (Seccom). 

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom