Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Andirá, a equipe de ciclismo disputou neste domingo, 03, na cidade paulista de Palmital, da I Etapa Copa Harduenture, fazendo bonito com disputas emocionantes que garantiram lugar nos pódios, levando o nome de Andirá e mostrando a força da equipe da cidade. A equipe, de cinco atletas, disputaram com mais de 120 ciclistas, um trajeto de 25 km. “Fizeram bonito, mostraram raça e estamos mostrando pra toda região a força dos atletas ciclistas de Andirá, que vêem ganhando espaço e defendendo o esporte andiraense”, destacou o Secretário Municipal de Esportes, Daniel Martins, professor de educação física e um incentivador da modalidade.

Segundo ele, os trabalhos com ciclistas começaram no início do ano passado, em uma das edições do programa Prefeitura nos Bairros, quando a mobilização de atletas contou com representantes de várias cidades da região, além de equipes de crianças adeptas à prática. Depois disso, outros eventos também contaram com a participação que acabou se profissionalizando e colocando Andirá na lista dos poucos municípios da região, com equipe profissional formada para disputas de campeonatos. Como o grupo soma-se a atletas da região que treinam nas estradas que cortam Andirá, os atletas, preocupados com o índice de acidentes, se uniu e pediu aos órgãos responsáveis pelo cuidado nas estradas que implantassem placas informativas no  trajeto da BR 369. O pedido, intermediado pelo Secretário e com apoio do vereador Aléx Rodrigues Shibata (PTB) – também adepto do esporte -, teve resultados positivos.

Neste domingo, o atleta Fábio Souza, ficou em quarto lugar, na categoria Sub 40; Adilson Brito levou o quinto lugar, na categoria Sub 50. Já na categoria acima dos 30, feminino, a ciclista Vânia de Freitas levou a sexta colocação; na categoria até 30 anos, feminino, a ciclista andiraense Jaqueline Godoy, ficou em terceiro. Na Sub 30, masculino, José Lucas Florêncio ficou em sexto lugar. As colocações mostraram que, apesar do pouco tempo de treino e formação, o grupo está forte e em pleno processo de ascensão na categoria. O apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, tem sido importante político de incentivo e formação dos atletas.

Fonte: Tiago Dedoné / Secom