As famílias de crianças que aguardavam em lista de espera do Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, da Vila Industrial, poderão ficar despreocupadas agora. A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Educação, construiu duas novas salas de aula na instituição educacional, com espaços amplos, modernos, banheiros adaptados para as estaturas dos pequeninos e adaptado para os que são portadores de necessidades especiais. A inauguração dos novos espaços foi nesta segunda-feira, dia 23, sob clima de muita emoção.

A Prefeita, Ione Abib, participou do ato solene. Durante seu discurso lembrou das únicas reformas realizadas no Centro, ainda na então gestão do ex-prefeito Alárico Abib que construiu e voltou, em 1986, para reformar a unidade: “Hoje é um dia de muita emoção. Depois de muitos anos, novas obras são realizadas no local”. A Prefeita apontou, ainda, que a escola necessitava de melhorias e novos espaços para ampliar o atendimento na região, uma das áreas que encontrava-se com demanda em espera na cidade. “Agradeço a empresa Monsanto, que doou todo o porcelanato e aos pais pela paciência”. Ela parabenizou o esforço dos professores do CEMEI e de toda equipe da Secretaria de Educação pela determinação nos projetos pedagógicos que têm sido destaque em toda região. Ela visitou as novas salas e já anunciou outras melhorias no local. Emocionada, a

O encontro contou com a participação de secretários, professores, diretores de escolas. O vice – prefeito Antônio Carlos dos Santos e o vereador João Mitrovini Filho, também integraram a lista dos convidados que prestigiaram  a inauguração. Com a ampliação, a escola que hoje conta com 70 alunos, passará a ofertar 110 vagas, de 0 a 3 anos. As duas novas salas absorverão turmas de 20 alunos cada. As mesas, cadeiras e todo o material pedagógico já encontra-se no local, esperando os novos alunos.  De acordo com a Secretária de Educação, Laudicea Mello Pereira, além de atender a demanda , as novas salas atende um acordo firmado com o Ministério Público de que haveria uma luta efetiva para a garantia deste direito a todas as crianças.  “ Este é um compromisso firmado desde o ano passado. Quando assumi a gestão, vim conversando com a prefeita sobre a demanda. Estamos entregando a obra dentro do prazo e vai ajudar muitas famílias. Posso dizer que, hoje, não temos mais fila de espera”, disse. A coordenadora do Cemei, Alessandra Regina Ramos agradeceu o empenho de todos os envolvidos na obra e ressaltou a importância da abertura de novas vagas.

O Secretário de Obras e Serviços Urbanos, André Maluzzi, também falou da importância desta ação para a comunidade da Vila Industrial. Ele, que também é arquiteto, foi o autor do projeto. “Nós buscamos estar atendendo a demanda e o projeto tem o conceito de ventilação cruzado que permite troca de ar constante , trazendo mais conforto térmico para as crianças. Os banheiros são todos acessíveis, adaptados à altura das crianças.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom