A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria de Saúde – e em parceria com a Secretaria de Educação - está realizando um ciclo de palestras e orientações educativas lúdicas de combate à dengue. Nesta última semana, em que se comemorou a Semana do Meio Ambiente, várias atividades foram realizadas nas instituições de ensino e o tema de combate ao mosquito foi pauta em várias delas. No Centro Municipal de Educação Infantil Francisco Tozzi, por exemplo, os trabalhos pedagógicos voltados ao debate e conscientização foram diversos. Todas as educadoras trabalharam planos de aulas a respeito e mobilizaram produções de pinturas, desenhos, receberam materiais de divulgação para levar aos familiares e tiveram a oportunidade de acompanhar uma exposição dos exemplares do mosquito, trazidos pela Secretaria de Saúde.

O CMEI Francisco Tozzi recebeu o chefe do departamento de endemias, Silvio Zanin, que ministrou um importante bate papo sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, a chicungunha e também a febre zika, todas transmitidas pelo Aedes Aegypti. Ele esteve acompanhado dos profissionais agentes de endemias que desenvolvem um valoroso trabalho de combate direto nas comunidades da cidade. Alunos e professores foram instruídos sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito transmissor e em caso de contaminação os cuidados que devem ser tomados.

De acordo com a Coordenadora da instituição, Professora Neide Barbosa de Oliveira, os trabalhos pedagógicos permearam por vários dias, e o tema continua sendo pauta durante todo o ano. “Com as turmas de Maternal I C e D, crianças de 2 a 3 anos, durante a semana, exploramos algumas atividades relacionadas com a prevenção da dengue. Também foi feito roda de conversa apresentando o mosquito, pinturas de desenho e filme sobre a prevenção, confecção de cartazes e passeio ao entorno do CMEI recolhendo os lixos e retirando as águas de garrafas plásticas, música e a palestra com a equipe de endemias que contribuiu muito sobre a conscientização”. Zanin enfatizou que objetivo da palestra é educar os alunos, para que eles possam expandir essa informação em casa, para os pais, amigos e vizinhos. Ele também relatou que no próximo semestre a Secretaria de Saúde intensificará as estratégias nas escolas, inclusive com a disponibilização de uma cartilha de orientação sobre o tema.