As férias terminaram nesta terça-feira, dia 25 e as aulas da rede municipal de ensino já iniciaram nesta quarta, dia 26. Mas, para muitos, ficou um gostinho de quero mais. Isso por que durante os dias das férias, para que as crianças tivessem uma oportunidade de atração nos bairros, a secretaria de Cultura e Comunicação (Seccom), da Prefeitura de Andirá, mobilizou uma agenda com o projeto “Colônia Cultural de Férias”, que levou muitas brincadeiras, atrações artísticas, espaços para que artistas das comunidades se apresentassem num palco montado na rua de cada bairro. Teve palhaços, oficinas de pintura, cantinho da leitura, produção de pipa, pula pula, castelo inflável, apresentações de teatro, muita música, hip hop, pipoca, algodão doce, diversão, alegria. Os músicos da Banda Musical Municipal também participaram de algumas das edições do projeto.

A ação de integração democratizou arte, levando às várias regiões dos bairros, numa bonita mobilização cultural, um importante envolvimento comunitário. De acordo com o secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Silvio Dedoné, como há vários bairros na cidade, priorizou-se por região, para que toda cidade pudesse ser contemplada. “Foi o caso da Vila Americana, que reúne também o Luiz Meneguel e Ingá. Então, fizemos uma Colônia bem no cruzamento dos bairros, para que as crianças pudessem participar e foi muito bonito, com boa receptividade, inclusive dos pais e  moradores, promovendo integração. Nos demais bairros também foram assim. Claro que ficou bairros pois a cidade tem muitos, por isso priporizamos por região. Porém o projeto Cultura nos Bairros, que também tem este objetivo de integração, socialização comunitária e democratização cultural acontece uma vez ao mês em cada bairro da cidade. O próximo será na vila Timburi”, disse. Houve Colônia de Férias nas regiões do Jardim Paraná, Vila Industrial, Vila Santa Inês, Timburi, Jardim Santa Helena, Patrimônio Nossa Senhora Aparecida.

O secretário informou que muitos pais e moradores pediram o projeto em outros bairros e, por isso, será feito um planejamento para que as demais comunidades também sejam visitadas. A Colônia Cultural de Férias foi coordenada pelos professores da Escola de Comunicação e Artes (novo projeto da secretaria que disponibilizará cursos gratuitos de artes no Cine Teatro São Carlos e em Núcleos em vários bairros da cidade). O espaço serviu para que os moradores pudessem fazer as inscrições e conversar com os professores.

Fonte: Da Seccom