Graça, beleza, encanto, mobilização. Andirá tem respirado cultura, com o incentivo e apoio da Prefeitura Municipal aos movimentos culturais diversos que já existem e aos que estão nascendo, depois do renorteamento das políticas de democratização cultural implantadas no município no início de 2015. A criação de novos grupos artísticos, o incentivo à Banda Marcial Municipal, a abertura do Cine Teatro São Carlos – principal monumento cultural da comunidade – para que os artistas ocupem e usufruam deste espaço de artes; além dos debates constantes sobre novos projetos e rumos para a área. O Movimento Ativistas Culturais, que nasceu no mês de março e vem colhendo importantes frutos, tem a estratégica missão de diagnosticar e organizar os múltiplos atores sociais que produzem arte em Andirá, ampliando diálogo e produzindo, juntos, uma agenda positiva no setor.

Neste domingo, com o “Especial de Natal – Noite de Talentos -, o Cine Teatro ficou lotado de jovens, crianças, pais, familiares, autoridades, imprensa, que vieram prestigiar uma programação montada cuidadosamente para que o povo andiraense apreciasse as várias manifestações culturais. E olha que teve de tudo um pouco: danças contemporâneas e clássicas, teatro, banda, encenações religiosas. Os grupos X-Factor e Our Dreans deram um show de sintonia e talento, que emocionou e tirou muito aplausos. A peça teatral cômica, foi um show a parte, interagindo e tirando muitas gargalhadas do público presente. As canções da banda musical do Grupo Jufran levaram a mensagem do evangelho de Jesus e também interagiram bastante, animando a platéia. Eles também foram os responsáveis por uma apresentação que misturou teatro e música, com o tema voltado à Maria, mãe de Jesus. O público se emocionou com a delicadeza da apresentação. Mas a noite também contou com o espetáculo Frozen, da Companhia de Ballet, de Bandeirantes, Stúdio Bailado. Uma peça que durou 50 minutos, encantou pela diversidade, delicadeza e talento dos artistas sob o comando da premiada bailarina e coreógrafa Fernanda Sandoval. Trouxe a leveza e a doçura de um dos mais lindos espetáculos do momento.

A Primeira Dama do município, Ana Lúcia Xavier, foi uma das autoridades presentes e destacou as ações desenvolvidas em Andirá. “Estes jovens, estes artistas, estas lideranças de movimentos culturais e o poder público municipal, juntos, estão escrevendo uma nova história. Estamos muito orgulhosos e parabenizamos a todos os envolvidos. Andirá precisava deste despertar na cultura, que iniciou-se este ano”, destacou.Para o vereador André Rossato (PTB), que representou a Câmara Municipal de Vereadores no evento, Andirá é motivo de orgulho quando se trata das ações culturais desenvolvidas na cidade. Ele acrescentou que, além dos grandes eventos, a administração se preocupa, principalmente, com o aspecto social. “Só este ano Andirá trouxe espetáculos, organizou os movimentos culturais, criou o grupo de Ativistas, trouxe uma orquestra, está incentivando a política cultural. Outro ponto a ser destacado é a inclusão social que estas ações representam para a juventude andiraense. A Prefeitura e os artistas estão de parabéns”, finalizou.

Entre as autoridades presentes, destaque para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sirlei de Freitas Aguiar e a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Sônia Endo , também organizadoras do evento, que foi dirigido pelo cerimonialista, João Anísio Sabará.