A população da Rua Rondônia amanheceu nesta quarta-feira (27) bastante contente com os barulhos das máquinas e dos profissionais que iniciaram os trabalhos de reestrutura do local. Uma reivindicação antiga dos moradores que, desde o ano passado, tem realizado reuniões com o poder público e mobilizações, chamando a atenção para a urgente necessidade de ajustes das vias no local. O Prefeito José Ronaldo Xavier participou de algumas destas reuniões, conseguiu os recursos necessários e deu a ordem para que fosse feita obras. O problema mais intenso do local é a falta de galerias e canalizações  que não supri a demanda e prejudica demais os moradores, principalmente em épocas de chuvas fortes, como ocorreu em dezembro do ano passado, inundando casas e trazendo preocupações aos moradores.

Nesta primeira fase das obras, o foco é justamente este. “Vamos ampliar a capacidade de captação de água fluval, aumentando a rede com mais duas linhas de um metro na parte existente e também vamos levar até o cruzamenrto da Sergipe com a Rondônia. O tubo existente não consegue captar a quantidade de água que desce. Esta e a primeira fase para solucionar definitivamente. Esta sendo readequado pois o emissário também não estava atendendo as exigências técnicas e ambientais no lançamento no rio”, disse o Secretário Municipal de Obras, Luiz Antônio Possagnoli (Neno).

A previsão da obra, segundo ele, é 60 a 90 dias. “Como o projeto é bem extenso e acabamos detectando novas situações que não estavam no nosso registro na prefeitura, pode passar um pouco. Mas, tenho certeza que ficará muito bom, atendendo a população da melhor forma possível”, disse. Quem passa pela Rua Rondônia e arredores observa a grande quantidade de manilhas que já tomam o lugar. Além do reaterro mecânico e assentamento dos tubos de concreto, também estará sendo realizada as “bocas de lobo” em alvenaria, com tampa de concreto, entre outras ações.

O Prefeito José Ronaldo Xavier pediu pressa nas obras. “A população do bairro espera há tempos esta obra e a prefeitura irá realizar, atendendo esta comunidade. Não é só a Rua Rondônia que está necessitando de uma ação de atendimento emergencial. Também já temos programado as melhorias para a Rua Mato Grosso e outras localidades que os moradores vem apontando pra gente a situação. E o que for dentro do nosso possível, será feito”, disse ele.  Nesta quarta-feira, os Secretários de Viação e Serviços Públicos, Carlos Alberto Rabito; e da Agricultura e Meio Ambiente, Renato Martins; além de representantes do SAMAE estiveram acompanhando os trabalhos das obras, juntamente com os moradores que fizeram questão de estar junto observando o andamento dos trabalhos.