Teve início nesta terça-feira, dia 27, as aulas do curso Técnico em Administração, uma oferta fruto de uma parceria entre o Instituto Federal do Paraná e a Prefeitura de Andirá – através da Secretaria Municipal de Educação. São 26 alunos que integram a turma e estarão durante o período de dois anos ampliando conhecimentos, debates e profissionalizando em uma das mais promissoras áreas de formação. Além do curso de Administração, a parceria entre a Prefeitura e o IFPR também irá propiciar os cursos de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Todas as modalidades ofertadas tiveram suas vagas preenchidas. As aulas acontecerão na sala de reuniões da  Secretaria Municipal de Educação, sempre às 19 horas.

Nesta quarta-feira, dia 28, é a vez da turma de Técnico em Segurança do Trabalho. Na quinta-feira, dia 29, começa o Técnico em Meio Ambiente. Na sexta, dia 30, a primeira aula da turma Técnico em Serviços Públicos não acontecerá, devido ao feriado (mas na semana que vem , volta ao normal). Nesta aula inaugural, que ocorreu nesta terça, a Prefeita de Andirá, Ione Abib, participou. Ela veio dar as boas - vindas aos alunos. Durante sua explanação, a Prefeita destacou o quão importante é investir na capacitação profissional, para ampliação de forças na disputa por espaços no mercado. Ela destacou, também, a importância de um diploma do IFPR, pela qualidade da instituição e lembrou que a Prefeitura tem trabalhador firme na busca por empresas e oportunidades de geração de emprego e renda para a população, mas enfatizou que os estudos são fundamentais para novas oportunidades.

A Secretária Municipal de Educação, Laudicea Mello Pereira, também esteve presente e enalteceu que esta parceria com o IFPR é uma grande oportunidade para a comunidade de Andirá. Ela também orientou sobre a necessidade de dedicação aos estudos e atenção a alimentação do sistema da instituição, com os trabalhos periódicos, para que não se perca prazos e avaliações.  Para Delma de Oliveira Vidal, funcionária da Prefeitura de Andirá, o curso era um desejo antigo que agora se concretiza. “Sempre tive interesse em fazer um curso na área de administração, porém os ofertados nas proximidades eram em sistema presencial, e diante das responsabilidades do dia a dia, tornava-se muito dificultoso. Então, quando me deparei com essa oportunidade, de fazer em sistema EAD e em uma Instituição renomada, não pensei duas vezes. Acredito que o curso vai agregar muito na função desempenhada junto à Prefeitura e até para administrar meu futuro", relatou.

O mesmo entendimento de benefícios à qualificação profissional foi observada pelo funcionário público Dorival Tenerelli. “Administração é um curso com grande expansão no mercado de trabalho, isso significa que hoje em dia diploma somente não basta, temos que correr atrás de novas oportunidades, cursos diferenciados, buscando conhecimentos para conseguir uma melhor atuação no mercado, pois estamos num mundo competitivo, onde temos que buscar o nosso diferencial”, ressaltou ele. Alguns interessados optaram por fazer dois cursos. Foi o caso da servidora pública Flávia Fabiane da Silva. "  Resolvi fazer os cursos técnicos de Administração e Serviços Públicos pois, além de serem de uma instituição renomada, acredito que eles têm muita relação com o ambiente de trabalho da Prefeitura e podem agregar muito, tanto no presente quanto no futuro, pois pretendo permanecer na área pública". O Instituto Federal do Paraná é uma das mais conceituadas instituições educativas do Paraná.