Uma comissão composta por vereadores e secretários da Prefeitura de Andirá está visitando as estruturas das diversas secretarias que compõem o governo municipal para conhecer os trabalhos e projetos aplicados para a população da comunidade. A proposição é do vereador André Rossato (PTB) que convidou todos os demais vereadores durante sessão parlamentar para compor uma ação de visitas e diagnósticos de atendimentos e avaliação situacional dos espaços públicos. Nesta terça-feira (10), foi a vez da Secretaria de Ação Social receber os vereadores. “É muito importante que o poder legislativo faça estas agendas de avaliação, sugestão, de ampliação das informações reais do que acontece. Assim, fica mais fácil no trabalho deles de fiscalização e proposição”, destacou a Secretária de Ação Social, Ana Lúcia Xavier.

O circuito começou pelo Projeto Esperança. Os vereadores Wagner Calixto (PSC), André Rossato e Alex Rodrigues Shibata - Sushi (Rede), tiveram a oportunidade de ver as reformas, ampliações, o sistema pedagógico das oficinas, conversaram com os funcionários colaboradores e assistiram, juntos, aulas de música, dança, violão, informática, judô, artesanato, proporcionados às cerca de 150 crianças e adolescentes que freqüentam diariamente o projeto. “Fiquei impressionado com a organização e com a dedicação dos profissionais. Também fiquei contente em ver que há fartura na alimentação e um programa sério de cursos ministrados por professores muito amorosos”, enfatizou Rossato.

Eles também visitaram as instalações do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) – uma das referencias em políticas de proteção ao idoso em toda região -. O local é uma espécie de “creche do idoso”. A Prefeitura busca-os em suas comunidades e os levam para o Centro. Lá, eles passam o dia com várias atividades de integração, socialização, atendimentos especializados na área de assistência social, saúde, vários passeios, alimentação saudável. Recentemente foi instalada no local uma Academia ao ar livre.

A comissão ainda passou pelo Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), onde os profissionais mostraram os planejamentos de trabalho, programas implantados e as formas de atuação diária junto à população. A Secretária, Ana Lúcia, também convidou os parlamentares para que fossem até a Casa do Idoso. Um complexo de 16 moradias que abrigam idosos que não residem com as famílias. O local é coordenado e subsidiado pela Assistência Social do município e com apoio direto do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Lá, a Secretária apontou demandas que ainda precisam ser resolvidas no campo da infra-estrutura e reformas.

Mais ações

A comitiva seguiu, também, para a Central do Trabalhador. Neste amplo espaço, que também recebeu reformas neste ano, funciona uma série de cursos de capacitação profissional – principalmente na área de culinária -, uma das mais importantes áreas da Assistência Social no município.  Com fogões industriais e equipamentos modernos, o local também abriga a Padaria e Vaca Mecânica, que produz mais de dois mil pães por dia e centenas de litros de leites, distribuídos, gratuitamente, aos cadastrados da Assistência Social. As produções também são direcionadas aos projetos sociais, Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais do município.  A Central do Trabalhador também é o ponto de distribuição das produções dos agricultores que integram o programa Compra Direta. “Excelente trabalho. Estão todos os parabéns. É muito importante o vereador participar deste trabalho para ver onde está sendo empregado o dinheiro público. Nós aprovamos os projetos e não sabemos realmente como é a realidade. Hoje estamos andando em todos os setores da administração na parte da assistência social e todos estão de parabéns”, destacou o vereador Wagner Calixto.