A Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Ensino Profissionalizante realizou, no último dia 29 de junho, das 13 às 17 horas, nas instalações do Cine Teatro São Carlos, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS. O debate mobilizou profissionais que atuam na secretaria, membros do Conselho Municipal de Assistência Social, estudantes, representantes de várias secretarias do governo municipal, entidades da sociedade civil e imprensa e teve como objetivo avaliar a política de assistência social e a proposição de novas diretrizes para a área.

O encontro teve início com a explanação da secretária de Assistência Social, Bernadete dos Santos Meletto, que destacou os avanços e desafios do setor e apontou ações estratégicas que estão sendo operacionalizadas nesta nova gestão para garantir os direitos e modernizar os sistemas de atendimento a população. Ainda neste período de abertura, houve, também, a apresentação cultural coordenada pela cantora andiraense Thay Araújo, que ao lado dos músicos Guilherme e Gabriela Moretti, encantaram e emocionaram.

Logo após, houve a apresentação da palestrante Inês de Fátima Pelizzo Pimentel, que falou a respeito do tema. Ela traçou uma análise de conjuntura sobre os avanços das políticas do setor nos últimos anos e os desafios enfrentados hoje, no cenário nacional, com propostas e debates que assombram as garantias de direitos. Na sequencia, foram formados grupos de trabalhos para debater os eixos temáticos propostos.

Foram eles: I – A proteção social não – contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistênciais; II – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; III -  Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sociassistenciais; IV A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. Foram feitas as apresentações das propostas, votadas e também foi realizada a eleição do novo conselho Municipal de Assistência Social, que terá mandato 2017-2019.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom