Autoridades, técnicos, representantes da sociedade civil e empresários reuniram-se no Ingá Country Club, na última semana,  para a 4ª Conferência das Cidades do Município de Andirá.

Participaram do encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, os prefeitos José Ronaldo Xavier (PTB) de Andirá e Amarildo Tostes, Itambaracá; Dr. Saulo Rodrigo Ramos dos Santos (PV) presidente do legislativo andiraense;  Gilmar Leonardo (PSDB) e José Odair Bonacin “Nenê” (PV) vereadores de Andirá; Wilson de Souza, Secretário de Habitação de Bandeirantes; Sargento Júnior, representando a Polícia Rodoviária Estadual; Wellington Inforzato, representando o prefeito de Santa Amélia; e, Pedro Lupion, jovem liderança do partido Democratas, representando o deputado federal Abelardo Lupion.

As atividades da Conferência tiveram início no período da manhã, com o prefeito Xavier fazendo a abertura oficial, quando destacou a importância do evento, citando as necessidades imediatas da cidade, em termos sociais e estrutura urbana, e complementou afirmando que “Não está pensando nas próximas eleições, mas sim, nas próximas gerações”, se referindo à necessidade de trabalhar na construção de uma Andirá desenvolvida, oferecendo qualidade de vida aos cidadãos. Após a abertura, os presentes participaram da palestra proferida pelo professor, advogado e jornalista Jorge Luiz Bernardi, que fez um breve relato histórico da formação e conceito de cidades; apontou os principais problemas encontrados nos setores urbanos, assim como ações que estão sendo desenvolvidas para melhoria dos espaços e acessibilidade dos cidadãos.

À tarde, os participantes reuniram-se em grupos para desenvolver trabalhos de avaliação, e apresentação de propostas relativas aos quatro eixos apresentados pela organização do evento.

Os grupos discutiram idéias e apresentaram oito propostas que serão levadas para a Conferência Estadual das cidades, a ser realizada de 07 a 09 de abril de 2010 em Foz do Iguaçu. Na Conferência foram escolhidos, também, quatro representantes de Andirá, que participarão do evento estadual em Foz.

Das propostas apresentadas destacam-se: acessibilidade do cidadãos; ações para melhoria do saneamento; inclusão de áreas especiais sociais; novas vias de acesso; revisão urgente do Plano Diretor; tornar o Conselho Municipal das Cidades mais atuante... com ações mais efetivas; e zoneamento urbano adequado à realidade da cidade.

Fonte: Jornal Folha de Andirá - Fredy Macedo