Palestrante Eliane Cristina Brevilheri fala sobre o tema do encontro

A secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, abriu oficialmente o evento

Cerca de 400 pessoas participaram da Conferência

Prefeito Xavier anuncia construção da nova sede do CRAS e fala de outros projetos sociais

Com o tema ‘Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)’, o município de Andirá, realizou na terça-feira (28), no Cine Teatro São Carlos, a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

O encontro contou com a participação do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), Secretária de Ação Social, Ana Lucia dos Santos Xavier; secretários municipais; membros do Conselho Tutelar; vereadores André Rossato e João Padeiro, além de representantes de vários seguimentos da sociedade. Durante todo o dia, os participantes tiveram oportunidade de discutir, propor e definir estratégias de fortalecimento da participação popular, em relação ao orçamento e financiamento para a prática do plano de assistência social para os próximos 10 anos, no âmbito federal, estadual e municipal.

Abertura

A Secretária Ana Lúcia Xavier, abriu o evento agradecendo a presença de todos e destacando a importância da Conferência para o município. “Saliento aqui, senhores e senhoras, que é essencial construirmos uma política social que acabe de vez com as desigualdades. Através desse encontro que acontece a cada dois anos, traçaremos metas para atender as pessoas carentes com mais dignidade, proporcionando-lhes a prosperidade tão desejada. Os menos favorecidos não podem continuar sendo explorados por um sistema injusto de assistência social, que serve apenas de degrau para políticos subirem ao poder. Ao discutir a gestão, instrumentos e processos de trabalho no âmbito do SUAS, na perspectiva dos direitos dos trabalhadores e também ao discutir a atuação das entidades de assistência social, estamos resgatando a cidadania daqueles que sentem na pela as diferenças sociais”, observou Ana Lúcia.

Em seguida, o prefeito Xavier fez um breve relato sobre os projetos da administração pública na área social, destacando que o município está viabilizando a construção de sede própria para o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que atualmente funciona num imóvel alugado. Na sequência, o vereador André Rossato, líder do governo municipal, no Legislativo, parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Ação Social e a Secretária Ana Lúcia, pela organização do evento, lembrando a importância da participação da população na política, principalmente quando se trata de decisões relacionadas diretamente ao município e enalteceu o prefeito Xavier, pela forma que está administrando a cidade.

Atividades e eleição

Após a leitura e aprovação do Estatuto da Conferência, a Assistente Social, Eliane Cristina Lopes Brevilheri, da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, discorreu sobre o tema do encontro e a assistente social, Gleisy Picolo Coimbra Botega, falou sobre os trabalhos da Ação Social de Andirá. Em seguida, os participantes se dividiram em grupos para discutir os quatro eixos temáticos da conferência, cujos trabalhos foram apresentados na plenária final.

O encontro também serviu para a escolha de 10 conselheiros e seus suplentes, sendo 05 do setor público; 02 da sociedade civil; 02 de entidades e 01 representante dos trabalhadores do setor, que irão representar o município na Conferência Regional de Assistência Social, dia 26 de agosto, em Cornélio Procópio.

Dos órgãos governamentais foram eleitos os titulares: José Roberto de Oliveira, Silvana Simoni Rossigalli Gonzaga, Ana Lúcia dos Santos Xavier, Orlando Senzi Suda e João Vizotto. Da sociedade civil, Sara Mendes Brito e Maria Inês de Deus Oliveira. Das entidades, Naurcília Bueno de Godói Giroldo e Maria Therezinha Bonacin Moura. Trabalhador da área, Flávia Dallava Martins Lopez.

Participação e destaque

Cerca de quatrocentas pessoas prestigiaram a Conferência. Destaque para a participação dos beneficiários do programa de distribuição de cestas básicas do CRAS e para os organizadores do encontro.

Agradecimento

Agradecimento especial ao pastor da Igreja Presbiteriana Renovada, Hélio Varela Júnior, de Palmital, pela apresentação do evento.

Fonte: Da Assessoria