Administração pública investe 6% da arrecadação no setor.

Com objetivo de discutir o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com a sociedade civil e definir ações prioritárias a serem desenvolvidas, a Secretaria Municipal de Ação Social e Conselho Municipal de Assistência Social de Andirá realizaram  na tarde de quinta-feira, 28 de julho,  no Cine Teatro São Carlos, a VI Conferência Municipal de Assistência Social,  com o tema central:   “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”.  A abertura das atividades  contou com a presença do prefeito José Ronaldo Xavier  (PTB), que deu  boas vindas aos conferencistas e salientou  a importância da participação da comunidade para traçar metas na política de assistência social do município e  levantar propostas que contribuam no  aperfeiçoamento do SUAS,  no âmbito  estadual e federal. Depois  a Secretária Municipal de  Ação Social  Ana Lúcia dos Santos Xavier,  gestora do sistema no município,  falou sobre  as ações  e  avanços do setor  na atual administração pública, que  vem investindo em todos  os segmentos, com vistas  na qualidade de vida dos  munícipes. Ressaltou ainda a dedicação dos profissionais que trabalham na Ação Social, os quais não medem esforços para  que os programas sociais sejam desenvolvidos  com êxito.  Após o seu pronunciamento a professora Maria do Carmo dos Santos Martins fêz a leitura do regimento interno da conferência e colocou em votação. O documento foi aprovado por unanimidade. Em seguida os participantes  acompanharam um slidewhow  sobre as  atividades e estrutura  da rede socioassistencial de Andirá.  Após a exibição a  palestrante Edsonia Marcelino,  assistente  social pós  graduada  em terapia comunitária pela  Universidade  Federal  do  Ceará   e mestre  em  serviço social e  políticas  sociais  pela  Universidade  Estadual de Londrina    abordou o  tema do encontro e, ao encerrar, os participantes  se dividiram em grupos para  debater  os quatro eixos temáticos da conferência e levantar propostas de melhorias no SUAS. Os trabalhos foram expostos  na plenária final e as sugestões aprovadas serão apresentadas  pelos delegados eleitos no evento, na   IX Conferência   Regional, em Cornélio Procópio.  Delegados titulares:  Glayse AP. Picolo Coimbra Botega, Silvane M. Mazur,  Flavia Dalava Martins Jaques,  Selma Regina Pereira Martins  e Mariana Tironi de Camargo.

A conferência  também serviu para a escolha dos novos membros do  Conselho Municipal de Assistência Social, gestão 2011/2013, ficando  assim constituído: Poder público - Ana Lucia dos Santos Xavier, Adriele Carvalho, Mara Abib, Orlando Seizi Suda e João Vizoto Sobrinho. Sociedade Civil - Rita de Cássia de Lima e Selma Regina Pereira da Silva. Entidades: APAE – Flavia Dalava Martins Jaques. Associação de Rotarianos – Rosemeire de Melo Ramos Somoni.  Trabalhadores da área: Mariana Tirone de Camargo.

Suplentes: Glayse Aparecida Picolo Coimbra Botega, Maria das Graças da Silva Corsato, Sirlei Maria de Freitas Aguiar, Simone Zanon, Maikon Luiz de Oliveira Nardoni, Fabiana Cristina Ribeiro Novaes, Layce Marcelle Alves Imazu, Bernadete dos Santos Meletto, Sebastiana de Jesus  Ribeiro Dalossi, Claisse Danielle Morimoto.

Além dos já nominados, participaram da conferência o Presidente do Legislativo, Prof. André Anderson Rossato (PTB) Vereadores :  Paulo Fernandes de Brito ( Chibata- PDT ) João Mitrovini Filho( João Padeiro- PTB) e  Milton Petrica ( Petrica-PDT, conselheiros municipais, técnicos, representantes de organizações  não-governamentais, gestores, secretários e servidores públicos e outros integrantes da comunidade. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é fruto de quase duas décadas das deliberações das conferências municipais, regionais, estaduais e nacionais. Teve seu marco oficial de implantação em julho de 2005, com a política nacional de assistência social e a norma operacional básica. No município de Andirá houve adesão ao SUAS em dezembro de 2005,  tendo sua efetivação concretizada em julho de 2007 com a implantação do CRAS. (Centro de Referência em Assistência Social)

Veja outras imagens na galeria de fotos.

Fonte: Da assessoria - João Campos