Conferência em Andirá debate Sistema Único em Assistência Social
Administração pública investe 6% da arrecadação no setor.
Com objetivo de discutir o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com a sociedade civil e definir ações prioritárias a serem desenvolvidas, a Secretaria Municipal de Ação Social e Conselho Municipal de Assistência Social de Andirá realizaram na tarde de quinta-feira, 28 de julho, no Cine Teatro São Carlos, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema central: “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. A abertura das atividades contou com a presença do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), que deu boas vindas aos conferencistas e salientou a importância da participação da comunidade para traçar metas na política de assistência social do município e levantar propostas que contribuam no aperfeiçoamento do SUAS, no âmbito estadual e federal. Depois a Secretária Municipal de Ação Social Ana Lúcia dos Santos Xavier, gestora do sistema no município, falou sobre as ações e avanços do setor na atual administração pública, que vem investindo em todos os segmentos, com vistas na qualidade de vida dos munícipes. Ressaltou ainda a dedicação dos profissionais que trabalham na Ação Social, os quais não medem esforços para que os programas sociais sejam desenvolvidos com êxito. Após o seu pronunciamento a professora Maria do Carmo dos Santos Martins fêz a leitura do regimento interno da conferência e colocou em votação. O documento foi aprovado por unanimidade. Em seguida os participantes acompanharam um slidewhow sobre as atividades e estrutura da rede socioassistencial de Andirá. Após a exibição a palestrante Edsonia Marcelino, assistente social pós graduada em terapia comunitária pela Universidade Federal do Ceará e mestre em serviço social e políticas sociais pela Universidade Estadual de Londrina abordou o tema do encontro e, ao encerrar, os participantes se dividiram em grupos para debater os quatro eixos temáticos da conferência e levantar propostas de melhorias no SUAS. Os trabalhos foram expostos na plenária final e as sugestões aprovadas serão apresentadas pelos delegados eleitos no evento, na IX Conferência Regional, em Cornélio Procópio. Delegados titulares: Glayse AP. Picolo Coimbra Botega, Silvane M. Mazur, Flavia Dalava Martins Jaques, Selma Regina Pereira Martins e Mariana Tironi de Camargo.
A conferência também serviu para a escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, gestão 2011/2013, ficando assim constituído: Poder público - Ana Lucia dos Santos Xavier, Adriele Carvalho, Mara Abib, Orlando Seizi Suda e João Vizoto Sobrinho. Sociedade Civil - Rita de Cássia de Lima e Selma Regina Pereira da Silva. Entidades: APAE – Flavia Dalava Martins Jaques. Associação de Rotarianos – Rosemeire de Melo Ramos Somoni. Trabalhadores da área: Mariana Tirone de Camargo.
Suplentes: Glayse Aparecida Picolo Coimbra Botega, Maria das Graças da Silva Corsato, Sirlei Maria de Freitas Aguiar, Simone Zanon, Maikon Luiz de Oliveira Nardoni, Fabiana Cristina Ribeiro Novaes, Layce Marcelle Alves Imazu, Bernadete dos Santos Meletto, Sebastiana de Jesus Ribeiro Dalossi, Claisse Danielle Morimoto.
Além dos já nominados, participaram da conferência o Presidente do Legislativo, Prof. André Anderson Rossato (PTB) Vereadores : Paulo Fernandes de Brito ( Chibata- PDT ) João Mitrovini Filho( João Padeiro- PTB) e Milton Petrica ( Petrica-PDT, conselheiros municipais, técnicos, representantes de organizações não-governamentais, gestores, secretários e servidores públicos e outros integrantes da comunidade. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é fruto de quase duas décadas das deliberações das conferências municipais, regionais, estaduais e nacionais. Teve seu marco oficial de implantação em julho de 2005, com a política nacional de assistência social e a norma operacional básica. No município de Andirá houve adesão ao SUAS em dezembro de 2005, tendo sua efetivação concretizada em julho de 2007 com a implantação do CRAS. (Centro de Referência em Assistência Social)