Com o tema “Gestão e Financiamento para a Efetivação do SUAS” - Sistema Único de Assistência Social - O Conselho Municipal de Assistência Social de Andirá realizou na sexta-feira (12)  na Casa da Amizade, a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Durante todo o dia, diversas representações da sociedade civil organizada, poder publico e servidores municipais dos setores de saúde, educação e da assistência social debateram e avaliaram a política de assistência social do município e a proposição de novas diretrizes para essa política.

O prefeito José Ronaldo Xavier abriu o evento parabenizando a Secretaria de Ação Social, pelo trabalho exemplar que vem realizando no município. Destacou que: “A equipe funcional do setor desenvolve ações que visam  proporcionar proteção, socialização e a promoção de pessoas e famílias andiraenses em situação de vulnerabilidade social, sem valer-se da pasta para fazer politicagem”. Ao finalizar, Xavier observou que, “se todas as secretarias conseguissem  o mesmo resultado  da Ação Social, os serviços prestados pela prefeitura à população seriam de melhor qualidade”

Após o pronunciamento do chefe do executivo, a  vice - presidente do  CMAS, Rita de Cássia de Lima, agradeceu a presença de todos os conferencistas e declarou aberto os trabalhos. Em seguida o cerimonial fez a leitura do Estatuto da Conferência e, após a sua unânime aprovação, o psicólogo e representante da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social, Pedro Braga Carneiro discorreu sobre o tema do encontro apresentando os seis eixos, com  linguagem simples e de fácil compreensão.

Depois da palestra as atividades conferenciais foram interrompidos para almoço e só  reiniciaram  às 13h30, com  uma exibição cultural feita por um grupo do Projovem andiraense. Dando continuidade à pauta, a secretária municipal de ação social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, apresentou as propostas que foram deliberadas nas conferências municipais de 2005, 2007, 2009 e 2011.

Depois os participantes se dividiram em grupos para avaliar os resultados das sugestões preconizadas nas conferências anteriores e debater os  eixos temáticos do evento, com vistas na elaboração de propostas voltadas à  melhoria  do atendimento social à comunidade, para serem apresentadas na etapa regional da conferência que será realizada em agosto, em Cornélio Procópio. Os pareceres foram expostos pelos relatores dos grupos, em plenária realizada no final do encontro, momento em que também foram eleitos os delegados que representarão Andirá, na etapa regional.

A VII Conferência de Ação Social de Andirá também serviu para a escolha dos novos membros do  Conselho Municipal de Assistência Social, gestão 2013/2015, ficando  assim constituído: Poder público – Alciana Cristine Soares de Moraes, Mara Denise Abib, Ana Lúcia dos Santos Xavier, Orlando Senzi Suda e João Vizoto Sobrinho.  Sociedade Civil –Deivid Pinot da Silva, Rita de Cássia de Lima e  Ruy Lima da Silva,  Entidades: APAE – Flavia Dallava Martins,  Associação de Rotarianos – Aparecida Paschoalatto Alves.  Trabalhadores da área: Juliana Moraes da Silva Varella.

Participação e destaque

Cerca de 200 pessoas entre autoridades e populares participaram do evento.  Destaque para as presenças do representante do Ministério Público em Andirá, Dr. Tihago Kruppa Miara e do Judiciário, Dr. Alexandre Moreira Van Der Broocker. Juiz de Direito da comarca.

Fonte: Assessoria - João Campos