Consciência Fonológica e Saúde Vocal foram temas de formação continuada dos professores em setembro

A Secretaria Municipal de Educação de Andirá, através da coordenação de Formação Continuada e Gestão de Projetos Educacionais promoveu na última quarta-feira, dia 24, o 6º módulo do 1º Ciclo de Formação Continuada dos professores e gestores. O evento reuniu os cursistas que estão, desde o início do ano, mensalmente, aprofundando debates e conhecimentos sobre diversos temas que circundam o universo docente e gestor, visando maior qualificação e modernização da prática pedagógica. Neste encontro, ministrado pela fonoaudióloga e professora mestra Maria Ângela Mossini Augusto (CEMAM) e mediado pelo professor mestre e coordenador pedagógico da Secretaria de Educação, Tiago Silvio Dedoné, o tema foi: Consciência Fonológica e Saúde Vocal.
A reflexão iniciou falando da saúde vocal dos professores, apresentando a estrutura biológica, as principais patologias, os cuidados necessários para que o professor possa cuidar deste importante instrumento de trabalho: a voz. Na sequência, o tema aliou-se com a importância da consciência fonológica, fundamento essencial para o domínio do professor, já que trata do processo de alfabetização, possibilitando o aluno compreender a correspondência entre fonemas e grafemas, favorecendo o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Tal habilidade estimula o cérebro a realizar a decodificação e a manipulação fonêmica, sendo considerada um dos principais indicadores de sucesso na aquisição da leitura, além de representar um elemento preventivo diante de possíveis dificuldades de aprendizagem, como a dislexia. Foram momentos de muitas informações técnicas e espaços dialógicos esclarecendo dúvidas dos docentes.
A Secretária Municipal de Educação, Profª Rosilene Marques, durante a sua explanação, parabenizou os professores presentes e enalteceu a importância da discussão temática. Ela lembrou que a rede de ensino está mobilizada em várias frentes de formação pedagógica e que os professores estão tendo a oportunidade de ampliação de conhecimentos e acesso às novas metodologias. O ciclo de formação de professores já trabalhou, de forma teórica e prática, desde o início do ano, temas, como: Plano Educacional Individualizado (PEI) – Inclusão e Diversidade; Recomposição de Aprendizagem – Estratégias de Avaliação Diagnóstica sequenciada e construção do PRA; Letramento Racial no ambiente escolar; Literatura Infanto-Juvenil: Práticas de leitura Escrita e Interpretação; Metodologias Ativas na Aprendizagem, Educomunicação, Cultura Digital e Desenvolvimento de Mentalidades. Ainda constam, para os próximo módulos, os temas: Educação para Futuro Sustentável: Letramento Ambiental e Científico; Avaliação, Feedback de Ensino e BNCC.
No mês de dezembro, para fechar o Ciclo de Formação, Andirá sediará o 1º Simpósio Municipal de Práticas Educativas. Momento em que os professores e gestores das instituições municipais de ensino apresentarão projetos pedagógicos diferenciados aplicados durante o ano letivo; além, também, de palestras com especialistas de referência em educação.