O novo Conselho Municipal de Turismo (Comtur-Andirá) – Lei 11.093/2017, criada recentemente -  tomou posse na noite desta terça-feira, dia 7 de novembro, na sala dos conselhos -  Secretaria Municipal de Assistência Social. O mandato será de dois anos. Estiveram presentes na posse, a Prefeita Ione Abib; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni; Pe. Celso Miqueli, uma das importantes lideranças regionais do Turismo religioso; Sebrae, Comitê Gestor; Pe. Ilson Ramos, da Paróquia São Francisco de Assis; Silvia Flores, Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Andirá, entre outras autoridades.

De acordo com a Prefeita Ione Abib, a gestão está atuando para potencializar o turismo, visando a possibilidade de geração de emprego e renda, ampliando a economia. Ela destacou, ainda, que a cidade já possui um cenário positivo, com calendário cultural e de eventos mais organizados, com prospecções e projetos buscando a participação de toda a cadeia produtiva.  Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, este ano a cidade de Andirá conseguiu entrar no mapa do turismo, o que irá possibilitar projetos, ações e negócios que colaborem para a melhora da economia.  “Podemos acreditar no desenvolvimento do nosso turismo, de uma cidade hospitaleira, inteligente, cultural, conectada, que respeita e valoriza sua história, seu povo, e que busca modernizações”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico.

Segundo a secretária, a partir da nova gestão, o COMTUR passa a ser um espaço sistêmico de planejamento e viabilização do turismo na cidade. A meta é auxiliar nas  políticas municipais de turismo e as ações decorrentes. Os objetivos são promover a governança do turismo em Andirá com agentes de turismo e fortalecer os elos da cadeia produtiva, fomentando, assim, o turismo na cidade e o seu posicionamento como base econômica, propulsora do desenvolvimento local.

Dentre as competências do Comtur estão o assessoramento ao Executivo na avaliação da Política Municipal de Turismo e na elaboração de planos plurianuais, além da proposição de medidas destinadas a fomentar e democratizar o acesso da população e dos visitantes aos produtos e serviços turísticos; o incremento das receitas provenientes da atividade e a criação de condições favoráveis para o acesso do setor privado ao mercado.

EDITAL