Jovens representantes de vários movimentos de juventude de Andirá estiveram nesta quarta-feira, dia 27, na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, participando da apresentação oficial do novo Coordenador de Juventude do município, Ricardo Simoni. Além da apresentação, o encontro também serviu para dar prosseguimento aos debates pontuados no Fórum Municipal de Juventude, realizado no mês de novembro do ano passado e que resultou na criação da Lei Municipal que institucionalizou o departamento de juventude na Prefeitura.

O Secretário de Comunicação Social, Tiago Dedoné, abriu a reunião, agradecendo a participação dos  movimentos e destacando a importância da escolha do novo coordenador, que já está inserido em movimentos populares de juventude há muitos anos e reúne importantes contribuições. Ele pediu união entre as lideranças e destacou, novamente, o papel estratégico da Coordenadoria no fomento de diagnósticos, ampliação de diálogo entre o poder públicos e a comunidade jovem, além das proposições de projetos para o setor, que serão construídas coletivamente, por meio do Conselho Municipal de Juventude – que será já montado, com participação democrática dos diversos setores -.

A Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, explicou os procedimentos da Secretaria, que é organizada em sistema de rede em Andirá, o que garante a eficácia do desenvolvimento e  a aplicação das políticas públicas . A Coordenadoria de Juventude está atrelada a esta Secretaria, por ser a norteadora dos debates e das políticas de mobilização popular, como, por exemplo, nas questões ligadas aos idosos, aos portadores de deficiências, políticas para as mulheres.

O vereador e professor André Rossato também prestigiou o encontro, desejou sucesso ao novo Coordenador e orientou os jovens a se unirem por uma agenda positiva de integração e mobilização social, não dando ouvidos à criticas, mas permanecendo juntos na solução de demandas e na implantação de novas ações. Ele também se colocou a disposição dos movimentos para articulações de projetos.

Simoni agradeceu a confiança, reiterou o pedido de unidade nos debates e nas articulações das políticas públicas já pontuou agendas como a do Encontro de Hip Hop, que acontecerá em março; as articulações do projeto da Escola de Comunicação e Artes – numa parceria com o setores de cultura e comunicação do município -, apoio aos movimentos e aos grêmios. Ele afirmou que a Coordenadoria irá trabalhar em unidade com as escolas para que os adolescentes e jovens secundaristas e universitários tenham acesso e participação direta ao processo de construção das pautas.  O encontro contou, também, com a participação dos representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que também definirão agendas conjuntas com a Coordenadoria.

Secom PMA