Ilza, Jessiane,Luzia e Andréia, já estão reforçando a renda familiar com a venda das peças. Ao centro, a facilitadora de oficinas, Andréia Orcini

O Centro de Referencia em Assistência Social - CRAS, de Andirá, encerrou na tarde de ontem, quinta-feira(10), mais duas  oficinas  de convivência e trabalhos sócio-educativos capacitando 17 pessoas em pintura em tecido. Os cursos contemplaram   02  grupos de convivência familiar e as aulas foram ministradas as terças e quintas - feiras, na sede da instituição, pela facilitadora de oficinas, Andréia Orcini Pracideli, com supervisão da coordenadora da entidade Danielle Morimoto.

Na avaliação das participantes, o treinamento foi ótimo. A dona de casa, Ilza de Oliveira Carvaleal, por exemplo, está muito feliz. Segundo ela, além de propiciar o entrelaçamento com as outras participantes, o aprendizado já está lhe rendendo bons lucros.   “Antes mesmo de terminar a oficina eu já havia conseguido vender vários panos de prato que pintei em casa e já estou com outras encomendas para entregar. É um dinheiro extra que ajuda no orçamento familiar. Estou muito contente”, comemorou.

Além de Ilza, outras participantes estão animadas com os resultados obtidos: Jeciane Jamile, Luzia Angelim e Andréia Barbosa, são outros  exemplos. Elas também  já estão reforçando a renda domestica com a venda de panos de prato decorados, nos bairros onde residem.  A gente mostra nosso trabalho  aos vizinhos, amigos e parentes. Aí eles acham bonito e fazem as encomendas. Além de gratificante pelo fato das peças terem sido  pintadas pela gente, dá para ter um lucrinho para ajudar em casa, comentou uma das aprendizes.

As ações do CRAS visam proporcionar proteção, socialização e a promoção de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e, para alcançar suas metas realiza visitas domiciliares, palestras voltadas à comunidade, grupos, oficinas de convivência e trabalhos sócio-educativos com as famílias, encaminhamentos e acompanhamentos por meio de reuniões e ações comunitárias, cursos de capacitação e campanhas sócio-educativas.

CRAS- Rua Erasmo Canhoto Nº 195, telefone 3538, 3904, próximo à prefeitura.

Fonte: Assessoria - João Campos