A Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Ensino Profissionalizante,  numa parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), concluiu nesta última semana um curso de 40 horas de Pá Carregadora, oferecido para os que se inscreveram no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) – unidades Central  e do Patrimônio Nossa Senhora Aparecida -. O curso foi coordenado pelo Instrutor do Senar – Pr, Bruno Bove Vieira, aos 14 alunos da turma desta primeira oferta. Segundo ele, a receptividade foi grande, o conteúdo programático versou sobre aspectos teóricos e práticos, possibilitando um leque de informações que ajudaram no processo de absorção do conteúdo.

De acordo com ele, o curso é uma grande possibilidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho, já que os temas debatidos foram diversos. “Foi passado sobre o mecanismo da máquina, simbologia, o funcionamento, operações e depois a aula prática. Eu trabalho muito a parte visual para avaliar, conciliando a parte prática e teórica”, destacou o instrutor, que ainda informou que alguns têm mais dificuldades e outros mais facilidade no processo de aprendizagem, mas, todos atenderam as expectativas. “Tem pessoas que conseguem com mais facilidade, já que vem desde muito jovem trabalhando com máquina pesada e isso influencia bastante. Quando vem alguém que nunca subiu na máquina claro que a tendência é ter um pouco mais de dificuldades, mas, nada que um pouco mais de prática não ajude no desempenhar da função”, explicou.

A representante do Sindicato Rural e uma das coordenadoras dos projetos de cursos ofertados via parceria com a Prefeitura, também destacou o diferencial do curso, que proporciona um importante currículo para quem esteve fazendo. “ Este curso foi solicitado pela prefeitura e foram convidados os que tinham se cadastrado no CRAS da cidade e do patrimônio. Aliás, grande parte dos alunos foram do Patrimônio Nossa senhora Aparecida”, enfatizou ela, lembrando que esta parceria com a Secretaria de Assistência Social já mobilizou este vários cursos como, por exemplo: Floricultura,  Artesanato em Bambú, está sendo realizado o curso Mulher Atual e já está programado os cursos de Culinária, Inclusão Digital e Motoniveladora, este último para o mês de julho. As inscrições já estão abertas na sede do CRAS.

A Secretária de Assistência Social do município, Bernadete Melleto, esteve participando da última aula prática do curso de Pá Carregadora, parabenizou os alunos e desejou sucesso no mercado de trabalho com o novo curso no currículo. “É muito importante estar constantemente buscando parcerias e ofertando para o povo novos cursos de capacitação, que possam ampliar as possibilidades de geração de emprego e renda. Esta é uma das nossas missões na secretaria”, disse.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom