A profissão de roteirista é uma necessidade nos dias de hoje e diversos livros foram publicados no país sobre os fundamentos básicos da arte de escrever para o cinema

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Departamento de Cultura, os andiraenses vão ter a oportunidade de aprender como transformar as suas idéias em filme através do “Curso Básico de Roteiro para Cinema”. O objetivo final é a redação de um roteiro de curta-metragem. Pina ressalta que “a profissão de roteirista é hoje uma necessidade imprescindível devido ao avanço da produção audiovisual no Brasil”.

Desde o surgimento da idéia na cabeça do autor, passando pela roteirização  e como transformá-la em filme, serão os motes transmissores do professor Luiz Carlos Bragança de Pina durante o curso. Ele também vai apresentar, através de vários exemplos de cenas de filmes, dentre outros métodos, todo o processo de criação de um roteiro cinematográfico, sempre embasados em argumentos teóricos de importantes autores-roteiristas.

Pina é jornalista, roteirista e cineasta e obteve toda a sua formação no Rio de Janeiro. Ele foi aluno do professor, escritor e roteirista Jackson Saboya, autor do livro “Manual do Autor Roteirista”, editado pela Record, com quem trabalhou como assistente durante o curso de Radialismo (Rádio e TV) no tempo de graduando em Comunicação Social. Atualmente trabalha como consultor de roteiros, revisor, jornalista freelance e ensina diversos cursos na área: Análise Fílmica, História do Cinema, O Cinema na Sala de Aula, dentre outros.

Durante o curso, os alunos vão aprender, ainda, como se formata o roteiro, correspondente aos critérios do Master Scenes. Receberão também indicações sobre a criação do personagem, os chamados Plot Point (pontos de virada), enquadramentos, planos, storyline, argumento, arco dramático, dentre outras ferramentas importantes na elaboração de um roteiro profissional.

O curso vai ser realizado neste mês no Cine-Teatro São Carlos com duração de 12 horas nos seguintes dias e horários: sábado (23) e domingo (24), das 14 às 17 horas; e também no sábado (30) e domingo (31), das 14 às 17 horas. Serão, portanto, quatro aulas, cada uma com três horas de duração.  O número máximo de alunos é de 20.

Os alunos que tiverem freqüência acima de 75% vão receber certificado a ser expedido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Andirá. Para se inscrever, o interessado deve ter o segundo grau completo ou comprove participação em algum projeto artístico. As inscrições já estão abertas no Cine-Teatro São Carlos, rua São Paulo, s/n; das 13h30 às 17 horas com Vinícius. Telefone 43 3538-1984; e-mail maestrochcosta@hotmail.com