A Secretária Municipal de Ação Social de Andirá, Ana Lúcia Xavier, promoveu um encontro com representantes do Lar dos Idosos Dona Aracy Barbosa, para anunciar formalmente a liberação de uma emenda parlamentar do deputado federal Diego Garcia (PHS), no valor de R$ 120 mil, para aquisição de materiais de consumo para a instituição. O recurso vem do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. O encontro aconteceu na sede da Secretaria e contou com a participação do Diretor Geral do Lar, Dr. João Adirson Ramos e Sebastiana Ribeiro Dalossi, Presidente da Associação das Senhoras de Rotarianos de Andirá – instituição mantenedora do Lar.

Eles terão poucos dias para levantar toda documentação, já que a inserção dos dados tem prazo até o dia 15, se não perderão o recurso. A Primeira Dama pediu pressa na organização da lista das necessidades, orçamentos e demais documentos. “O deputado Diego Garcia é um importante parceiro de nossa cidade, tem ouvido nossas demandas e nos ajudado muito. Mas temos que correr para não perder”. O diretor do Asilo sugeriu a substituição de todo equipamento da lavanderia, uma das necessidades pontuadas. Segundo ele, os equipamentos são muito antigos, consomem muita energia e sempre está estragando. Outras demandas também serão levantadas para constar na lista. Ele também agradeceu o empenho da Secretária em ajudar o Asilo e convidou a equipe para visitar as instalações.

Além deste Convênio conquistado via emenda parlamentar, Ana Lúcia também destacou a renovação do Convênio da Prefeitura com Lar dos Velhinhos, no valor de R$ 180 mil; além de outras atenções do governo, como, por exemplo, na articulação para o recurso do Programa Compra Direta. “Estamos fazendo tudo o que é possível para ajudar o Lar há muito tempo. Antes até mantínhamos o funcionalismo da entidade, mas, depois acabou sendo proibido por decisão do promotor”. A Secretaria Municipal de Ação Social tamb´pem disponibiliza diariamente os pães para os idosos do Lar e também ofertou Leite de Soja, produzida na Vaca Mecânica da Prefeitura.

Outras emendas

Ana Lúcia também comentou sobre outras emendas liberadas pelo deputado Diego Garcia: R$ 350 mil, do Ministério das Cidades, para asfalto; R$ 306.722,00, do Ministério da Saúde, para o Hospital Beneficente de Andirá e R$ 150 mil, do Ministério da Cultura, para reforma do Cine Teatro São Carlos. A Prefeitura também tem 15 dias para inserção de toda documentação no sistema do Governo Federal, para não perder os recursos. “É uma correria, que muito nos anima e nos emociona, pois é um trabalho em prol de mais benefícios para nossa comunidade”.

Fonte: Tiago Dedoné / Secom PMA