Alunos da Rede Municipal de Ensino de Andirá participaram nesta quarta-feira, dia 21, no lago da Usina Canoas II, da soltura de alevinos, num ato que instigou a curiosidade dos alunos e ampliou conhecimentos sobre proteção à natureza. O evento foi realizado pela empresa CTG Brasil, numa parceria com a Prefeitura de Andirá – por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Educação -. Uma palestra foi realizada no local, propiciando socialização de informação e interatividade.

Como o evento também teve como meta a comemoração do Dia Mundial da Água, o debate atentou-se a importância de economizar a água e não polir rios e os chamou para protagonizar ações estratégicas em sala de aula e, em casa, para ampliar a divulgação de informações. O palestrante também falou sobre a reprodução de peixes e os benefícios ambientais e sociais do repovoamento do Paranapanema. Os alunos participaram e interagiram bastante, mostrando, principalmente, conhecimentos a respeito de temas relacionados à proteção ambiental. A empresa realizou a soltura de 50 mil alevinos e peixes, de várias espécies. O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Papa esteve no local e destacou a importância de integrar as crianças no debate sobre a proteção ao Meio Ambiente, pois acabam protagonizando cidadania. Ele ajudou as crianças na soltura dos alevinos.

Professores da Rede Municipal de Ensino e representantes da Secretaria Municipal de Educação também enalteceram que a ação pedagógica tem papel estratégico no fomento de ampliação de conhecimentos, pois a curiosidade e o aspecto lúdico proporcionam este caminho facilitador.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom