Resultado mostra satisfação de eleitores com as  propostas de governo e com investimentos da União no município,  que garantem retorno imediato à população.

No último dia 31, a maioria dos eleitores andiraenses que foi  às urnas, mostrou sua satisfação com o governo Lula, aprovando Dilma Rousseff (PT) para presidente com 53,05% dos votos validos, contra 46,05% de seu adversário, José Serra. Em 15 cidades pesquisadas na região, exceção para Barra do Jacaré, onde o Tucano perdeu com minúscula diferença de 0,46%, só Andirá deu vitória expressiva à petista, nas demais, Serra foi o favorito do eleitorado. Para o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), os números positivos nas urnas da 57ª Zona Eleitoral, confirmaram a aprovação das propostas de governo da candidata e o reconhecimento dos eleitores, das ações do Governo Federal no município. “Ao longo de quase dois anos de meu mandato, o Governo Federal tem sido parceiro no desenvolvimento da cidade e investido em obras e programas sociais de retorno imediato à população. Exemplos, a construção da Agência do INSS; Fórum Eleitoral; Supercreche e sessão de imóveis das extintas LBA (Legião Brasileira de Assistência) e da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para o município. Andirá também quer seguir mudando”, assinala Xavier.

Os bens da RFFSA foram repassados à prefeitura, pelo Ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernado, em setembro de 2010, durante sua segunda visita à cidade.

Obras

INSS - Localizada entre as Ruas São Paulo e Alagoas, a Agência do Instituto Nacional de Seguro Social, está praticamente pronta e em breve será inaugurada. Atualmente para ter acesso aos serviços previdenciários, os andiraenses precisam se deslocar  a Jacarezinho ou Bandeirantes, tendo que na maioria das vezes enfrentar longas filas, cansaço e problemas com documentação. O atendimento em Andirá se torna mais fácil e sem custo de locomoção.

Fórum Eleitoral

O Fórum Eleitoral, também construído em área cedida pela prefeitura, é outro órgão federal que em breve estará funcionando. O antigo prédio que havia no local, foi demolido para dar lugar ao edifício com linhas modernas, que mudou a paisagem no cruzamento das Ruas São Paulo e Alagoas e valorizou as propriedades próximas. A unidade atenderá os municípios de Andirá, Itambaracá e Barra do jacaré, facilitando o atendimento às demandas sociais de cunho eleitoral.

Supercreche

O novo Centro Municipal de Educação Infantil (Supercreche) terá estrutura de escola e abrirá 120 vagas para crianças de 0 a 5 anos de idade. A unidade está em construção no Jardim Monte Santo, através de parceria entre governo federal  e município.

Cessão de bens

Em 2010, a União também contemplou o município com a cessão do prédio da extinta LBA - Legião Brasileira de Assistência, que até pouco tempo abrigou o 2º Pelotão de Policia Militar, e com imóveis da extinta RFFSA - Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima. Conquista que coroou os esforços da atual administração que desde o início do mandato lutava pela posse da área de 14.000 m², para a implantação de projetos de restauração e de conservação do Patrimônio Público, tendo em vista a necessidade de proteger os bens da exploração comercial de terceiros e da descaracterização de suas construções. O termo de cessão foi assinado pelo próprio Ministro, Paulo Bernardo, em solenidade realizada no Ingá Country Club, dia 10 de setembro.

Confira os resultados dos municípios pesquisados

Andirá: Dilma 53,05% - Serra 46,05%; em Bandeirantes Serra obteve 55,49% - Dilma 44,51%; em Cambará a diferença pró Serra foi ainda maior: o tucano obteve   67,86% dos votos válidos - Dilma 32,14%; em Jacarezinho 55,71% dos  eleitores deram vitória a Serra - 44,29% escolheram Dilma; em Itambaracá o tucano venceu com 54,22% contra 45,78% da candidata do presidente Lula; em Santo Antônio da Platina, Serra também derrotou Rousseff com 64,99% dos V.V - Dilma 35,01%; em Cornélio Procópio a presidente eleita também perdeu: Serra 62,9% - Dilma 37,1%; Carlópolis consagrou José Serra com 52,1% (V.V) - Dilma ficou com 47,9%; em Quatiguá Serra obteve 62,58 dos V.V. - Dilma 37,42%; Ibaiti escolheu Serra com 56,73% (V.V.) - Dilma Rousseff obteve 43,27%; em Joaquim Távora, Serra também ganhou, 51,53% para o Tucano e 48,47% Para Dilma; Santa Amélia elegeu Serra com 57,84% dos V.V - Dilma 42,16%; em Santa Mariana, Serra 50,25% - Dilma 49,75% V.V.; Siqueira Campos, 50,87% para Serra e 49,13% para Dilma; em Barra do Jacaré, Dilma Rousseff venceu seu adversário com apenas 0,46% de vantagem: José Serra 49,77% - Dilma 50,23%, dos votos válidos.

Fonte: Da assessoria