Domingo é dia de “Cultura nos Bairros”, na Vila Industrial. O projeto, da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, está mobilizando as comunidades nos finais de semana, levando diversas atrações artísticas, reunindo a população, principalmente crianças, jovens e famílias, que têm uma alternativa de diversão, integração e aprendizagem. Isso por que durante a edição do “Cultura nos Bairros”, os interessados podem participar de várias oficinas de artes. São aulas, a céu aberto, de artes plásticas, ballet, zumba, teatro, artesanatos, música, grafitagem, hip hop, educomunicação. Sempre mediados por apresentações de atrações musicais solos ou bandas, da cidade ou da região, que vêem abrilhantar a festa cultural.

O projeto já aconteceu nos bairros Santa Inês e Americana. Neste domingo, dia 26, a partir das 13 horas, acontece em frente a Escola Municipal Pingo de Gente. “É um evento que reúne muitos artistas que, voluntariamente, dispõem de um tempinho para ensinar as crianças, jovens e a toda comunidade as diversas manifestações de artes. Também é um espaço para os artistas de Andirá mostrarem seus trabalhos, se apresentarem, socializarem suas produções e manifestações”, destacou o secretário de Cultura, Tiago Silvio Dedoné. “Este projeto, nos bairros, terá seqüência com as aulas do Núcleo de Artes . Serão vários cursos, nas próprias instalações das escolas, para que a população tenha acesso à produção cultural, manifeste talentos, amplie socialização e cidadania. É uma alternativa de ampliação de conhecimentos, mas, principalmente, de inclusão social, democratização cultural e prevenção”.

Além das atrações e as oficinas de artes, várias secretarias municipais da Prefeitura de Andirá também estão acompanhando as edições do “Cultura nos Bairros”. No próximo domingo, a secretaria de Educação, através da Escola Pingo de Gente, estará, também, com várias atividades para os participantes; a secretaria de Saúde, trará materiais informativos de prevenção e combate à dengue, animais peçonhentos, fará aferição da pressão arterial e também disponibilizará testes de diabetes. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fará a distribuição de mudas de flores e árvores. Já as secretarias de Assuntos Governamentais e Administração, estarão juntamente com a Prefeita Ione Abib, atendendo a população no Gabinete Itinerante, que será instalado no local. A Secretaria de Obras e Assessoria Jurídica, também estarão atendendo a população, em suas respectivas áreas. Já a secretaria de Esportes, trará atrações esportivas e de lazer. A Viação e Serviços Públicos estará auxiliando em toda estrutura do espaço, logística, além de ações de infraestrutura na comunidade. “O projeto leva cultura às comunidades, mas, também, integra as secretarias do governo municipal, na disponibilização de vários serviços à população”, finalizou.

A terceira edição do projeto “Cultura nos Bairros” acontece neste domingo, a partir das 13 horas, na Vila Industrial.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM