Notícias

Home / Cidade / Notícias

Com o objetivo de oficializar a parceria entre a Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa Sicredi, autoridades, professores, gestoras, imprensa e a diretoria da cooperativa se reuniram nas instalações do Rotary Club, no último dia 30 de janeiro. Ao completar 31 anos em 2026, o projeto “A União Faz a Vida” passa a integrar, oficialmente, a rede municipal de ensino da comunidade, reforçando o compromisso do município com a mobilização de uma pedagogia de projetos voltada à participação, integração e ao protagonismo dos estudantes.

A adesão foi formalizada durante uma cerimônia especial que marcou a assinatura do Termo de Cooperação, consolidando a parceria e ampliando as ações pedagógicas desenvolvidas no município. O encontro, com direito à um jantar oferecido pela Cooperativa, presença do mascote Abelhinha, palestra motivacional, exposição dos processos metodológicos do programa, depoimentos e discursos das autoridades presentes, deixou o evento bastante atrativo. Além disso, cada professor também recebeu uma camiseta amarela do programa, com a marca da Abelhinha, que deixou o coletivo ainda mais integrado.

A implantação do projeto na educação infantil e ensino fundamental I – séries iniciais -, tem como foco complementar a formação das crianças ao construir e vivenciar práticas e processos, atitudes e valores, de cooperação, cidadania e dimensões humanas, aliando-se ao aspecto pedagógico da formação. Entre as ações, além da assessoria periódica direta nas instituições educativas do município, o programa prevê, ainda, a formação dos professores.

Para a Prefeita, Ednyra Godoy Ferreira, este projeto era muito esperado pelos profissionais da educação de Andirá, considerando a dimensão da aplicação e os resultados afirmativos nas comunidades onde já havia sido desenvolvido. “Esse programa traz uma energia nova, um caminho, uma didática nova. Já disponibiliza em 23 estados, pra mais de cinco milhões de crianças. Andirá, hoje, faz parte desta colmeia. Ficamos sonhando e deu tudo certo. Eu sei que vai fazer a diferença. Que seja um estímulo. Que seja abençoado. O professor, a professora, formam todos. Dão a base. E eu valorizo muito aquele que educa, que ensina,” enalteceu a prefeita.

A professora Rosilene Marques, Secretária Municipal de Educação, explicou sobre as perspectivas do programa: “Eu já conhecia este programa há alguns anos, havíamos tentado via algumas tratativas anteriores e, infelizmente, ainda não havia prosseguido. Foi quando no ano passado – 2025 – que recebemos o convite para estar conversando novamente. Dalí, saiu a sementinha que resultou nesta parceria”, relatou a Secretária, complementando: “O programa é trabalhado em cima de projetos e uma grande parte dos nossos professores amam trabalhar com projetos. Inclusive no final do ano, em que tivemos o nosso 1º Simpósio Municipal de Práticas Educativas, fiquei maravilhada, encantada, com tantos projetos apresentados no cinema. Então, estamos muito felizes. Nós somos uma colmeia, que irá render bastante mel no final”, concluiu.

O vice-presidente do Sicredi Paranapanema, Sérgio Luiz, durante a sua explanação, também desejou às boas-vindas aos professores ao programa, ressaltando o potencial de contribuições e transformação que esta ação propicia aos participantes. Da mesma forma, o diretor de negócios da Sicredi Paranapanema Serrana, Haraon Bertacini, que também é andiraense, enalteceu a importância do projeto, que contribui com milhares de alunos, instigando a mobilização de habilidades, competências, o desenvolvimento de talentos e conhecimentos. Os trabalhos iniciam-se com grande adesão e expectativas.

Fonte: Tiago Dedoné