Um projeto em parceria com a Secretaria de Ação Social, por meio do Projeto Esperança e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos profissionais do Posto de Saúde do bairro Santa Helena, resultou num importante bate papo na tarde desta quarta-feira (16), na sede da instituição social. Num formato de roda de conversa, o tema do encontro com oficineiros versou sobre educação sexual e foi coordenado pelo enfermeiro Tiago Costa; e pelas estagiárias de psicologia do Centro de Assistência Psicossocial – CAPS, Mayara Quaglio e Denise Rabito. A meta é tirar dúvidas dos sobre o tema sexualidade, além de relatar e discutir sobre situações de enfrentamento.

De acordo com Evelise Nogueira da Silva, Assistente Social e membro do Centro Interprofissional – órgão responsável pelo gerenciamento e aplicação dos trabalhos de capacitação dos oficineiros -, o encontro faz parte de um cronograma de agendas de formação, delimitado já no início do ano. Para a pedagoga da Casa da Criança, Silvane Mazzur, o evento é importante por se um espaço norteador de discussões e ações de melhorias no atendimento. “As oficinas de capacitação para os funcionários do Projeto Esperança têm por objetivo levar à reflexão/discussão e debate de assuntos que fazem parte da rotina dos facilitadores e dos socioeducandos deste Serviço, sempre visando o aprimoramento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes”.

Para a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, a proposição dos encontros é uma importante alternativa de espaço de diálogo e aquisição de conhecimentos. “Na política de Assistência Social a ampliação de debates e formação continuada é um nos principais norteamentos. Por isso, encontros como este, de integração, é muito positivo”, destacou.